A presente Metodologia de Gerenciamento de Projetos Nacionais de Tecnologia da Informação e das Comunicações no âmbito
da Justiça do Trabalho - MGP/JT foi elaborada a partir do modelo utilizado pela SETIN/TST, resultado de contração da
PMA – Professional Management – Consultoria, Treinamento e Informática Ltda para a prestação de serviços de consultoria
e treinamento em Gerenciamento de Projetos.
A Metodologia apresentada é baseada no PMBoK 3ª Edição e foi feita com as seguintes premissas:
-
Ser simples e não burocrática
-
Ser implementada de forma paulatina e constante, com supervisão do Escritório de Gestão de Projetos da
ASTIC/CSJT.
-
Ser abrangente para poder ser utilizada por quaisquer tipos de projetos no âmbito do CSJT.
Uma metodologia não pretende substituir a experiência e criatividade de cada profissional. A Metodologia foi
desenvolvida para que os profissionais envolvidos nos projetos nacionais vinculados ao CSJT tenham uma visão geral das
áreas de conhecimento de projetos, permitindo a condução técnica do trabalho dentro de uma ordem lógica de
acontecimentos nos processos de gestão de projetos. Contribui ainda para a padronização das práticas e criação de uma
terminologia comum de projetos, o que vai contribuir, conseqüentemente, na formação de histórico e base de dados de
conhecimentos em projetos.
Tal esforço visa aumentar a efetividade nos projetos vinculados ao CSJT, a integração entre os diversos setores e
envolvidos e a criação de cultura de projetos e trabalho multidisciplinar.
Para sua efetividade, uma série de ações deve ser tomada:
-
Compartilhamento das Informações – Administração e Manutenção de um ambiente que permita que a
base de conhecimento de projetos seja compartilhada.
-
Capacitação – Esforço constante de treinamento e mentoria para os gerentes de projetos e
elementos dos times dos projetos.
-
Melhoria Contínua – Esforço do CSJT e do Escritório de Projetos para proporcionar melhoria
sistemática e gradual de praticas, instrumentos e ferramentas de gerenciamento de projetos.
-
Garantia da Qualidade e Suporte – Trabalho a ser realizado pelo Escritório de Projetos,
garantindo que as equipes utilizem a metodologia e aperfeiçoem o seu conhecimento e prática ao utilizá-la.
|