White paper: Metodologia de Gerência de Projetos do CSJT
A Metodologia de Gerenciamento de Projetos Nacionais de Tecnologia da Informação e das Comunicações no âmbito da Justiça do Trabalho - MGP/JT foi elaborada a partir do modelo utilizado pela SETIN/TST, resultado de contração da PMA – Professional Management – Consultoria, Treinamento e Informática Ltda para a prestação de serviços de consultoria e treinamento em gerenciamento de Projetos.
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Descrição Principal

A presente Metodologia de Gerenciamento de Projetos Nacionais de Tecnologia da Informação e das Comunicações no âmbito da Justiça do Trabalho - MGP/JT foi elaborada a partir do modelo utilizado pela SETIN/TST, resultado de contração da PMA – Professional Management – Consultoria, Treinamento e Informática Ltda para a prestação de serviços de consultoria e treinamento em Gerenciamento de Projetos.

A Metodologia apresentada é baseada no PMBoK 3ª Edição e foi feita com as seguintes premissas:

  • Ser simples e não burocrática
  • Ser implementada de forma paulatina e constante, com supervisão do Escritório de Gestão de Projetos da ASTIC/CSJT.
  • Ser abrangente para poder ser utilizada por quaisquer tipos de projetos no âmbito do CSJT.

Uma metodologia não pretende substituir a experiência e criatividade de cada profissional. A Metodologia foi desenvolvida para que os profissionais envolvidos nos projetos nacionais vinculados ao CSJT tenham uma visão geral das áreas de conhecimento de projetos, permitindo a condução técnica do trabalho dentro de uma ordem lógica de acontecimentos nos processos de gestão de projetos. Contribui ainda para a padronização das práticas e criação de uma terminologia comum de projetos, o que vai contribuir, conseqüentemente, na formação de histórico e base de dados de conhecimentos em projetos.

Tal esforço visa aumentar a efetividade nos projetos vinculados ao CSJT, a integração entre os diversos setores e envolvidos e a criação de cultura de projetos e trabalho multidisciplinar.

Para sua efetividade, uma série de ações deve ser tomada:

  1. Compartilhamento das Informações – Administração e Manutenção de um ambiente que permita que a base de conhecimento de projetos seja compartilhada.
  2. Capacitação – Esforço constante de treinamento e mentoria para os gerentes de projetos e elementos dos times dos projetos.
  3. Melhoria Contínua – Esforço do CSJT e do Escritório de Projetos para proporcionar melhoria sistemática e gradual de praticas, instrumentos e ferramentas de gerenciamento de projetos.
  4. Garantia da Qualidade e Suporte – Trabalho a ser realizado pelo Escritório de Projetos, garantindo que as equipes utilizem a metodologia e aperfeiçoem o seu conhecimento e prática ao utilizá-la.
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