Tarefa: Realizar Reunião de Abertura
Com o início formal dos trabalhos, deverá ser realizada a Reunião de Abertura do projeto, ocasião onde dar-se-á o início formal dos trabalhos relativos ao projeto.
Disciplinas: 1 - Gerenciamento da integração do projeto3 - Grupo de processos de execução4 - Grupo de processos de monitoramento e controle
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Etapas
      Fazer Reunião de Abertura (Kick Off Meeting)

      Com o início formal dos trabalhos, deverá ser realizada a Reunião de Abertura do projeto, ocasião onde dar-se-á o início formal dos trabalhos relativos ao projeto. A Reunião de Abertura é um evento obrigatório a todo projeto e tem os seguintes objetivos:

      • Permitir que as pessoas da equipe interna e de terceiros se conheçam;
      • Estabelecer relacionamentos de trabalho e linhas de comunicação;
      • Estabelecer metas e objetivos do time;
      • Estabelecer responsabilidades e apontamentos de indivíduos e de grupos(em elaboração);
      • Estabelecer canais de comunicação e instrumentos de controles exigidos aos terceiros;
      • Conhecer o plano geral do projeto;
      • Obter compromissos individuais e em grupo.

      Ao final da reunião deve ser feita uma ata da reunião

      Salvar a linha de base (baseline)

      A linha de base do projeto é um conceito que não deve somente ser do conhecimento do gerente do projeto, mas deve também ser utilizada para efetiva gestão do projeto. A linha de base se refere ao que foi planejado em termos de custos ou prazos, que servirá de base para a comparação com o realizado durante a execução do projeto. A gravação da linha de base congela o planejamento do projeto num dado momento.

      No decorrer do projeto o gerente vai registrar a execução e andamento das atividades. A partir desses registros de execução o gestor tem possibilidade de controlar e acompanhar o projeto, obtendo comparações entre o planejado e o executado em termos de duração (prazo), trabalho (recursos alocados) e custo, se tudo isso estiver cadastrado na ferramenta de Gerência de Projetos.

      Após a aprovação da proposta e do plano pode ser necessário proceder algum replanejamento, o que será sempre feito via controle de mudanças. Nesse caso, conforme o fluxo da metodologia do TRT7, será refeito o planejamento do projeto no que for necessário, até a criação de novo plano de projeto.

      Informações Adicionais