Tarefa: Solicitar Demanda
As diversas áreas do TRT7 devem encaminhar suas demandas para a análise e priorização. As demandas podem ser sugestões de melhorias em processos ou em rotinas existentes ou ideias que ensejem novos processos, ferramentas de trabalho etc. Apenas as demandas que necessitem da execução de um projeto para a sua consecução serão analisadas.
Disciplinas: 1 - Gerenciamento da integração do projeto1 - Grupo de processos de iniciação
Finalidade
Receber ideias que podem ser uma sugestão de melhoria ou uma nova demanda, a qual poderá exigir a criação de um novo projeto.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal

        As diversas áreas do TRT7 podem encaminhar suas demandas (sugestões de melhoria), as quais podem se transformar em projetos estratégicos.

        Caso a demanda enseje a execução de um projeto, deverá ser criada uma proposta de projeto (PP).

        As PP validadas serão cadastradas no banco de propostas de projeto que periodicamente será utilizado para avaliar todas as propostas a fim de autorizar a sua execução ou não.

        Após a confirmação do envio da PP, será criada automaticamente uma nova proposta que será enviada para o demandante e para a SGE via email, além de ser armazenada no Project.Net (vide detalhes na orientação anexa).


        Etapas
        Acessar o Site do Escritório de Projetos do TRT7

        O demandante deverá acessar o Site do Escritório de Projetos do TRT7 para cadastrar e enviar a sua proposta para o PMO.

        O endereço do site é: http://<site>

        Na coluna esquerda, na seção Projetos, o demandante deverá clicar em Enviar Proposta de Projeto como indicado abaixo:


        O demandante deverá preencher todos os campos de acordo com os exemplos disponíveis no próprio site.


        Identificar sugestão
        Identificação:  O preenchimento da proposta começa com a identificação da sugestão, o que inclui o E-Mail, Nome, o Demandante (área que solicitou o projeto), uma sugestão para o Nome do Projeto e o documento motivador do projeto, se existir. O nome da sugestão deve ser sucinto, claro e traduzir o seu objetivo geral ou o seu principal produto.

        Apresentar objetivos e justificativa

        O objetivo geral deve ser escrito em uma única sentença e deve abranger todo o escopo da idéia. O objetivo último não é a entrega de bens ou serviços e sim o resultado do impacto que produz, eliminando ou reduzindo o problema, ou ainda, maximizando uma oportunidade.

        Ou seja, o resultado final de um projeto não é o produto e sim a solução que este trará para a organização. Exemplo: o objetivo de um projeto que vai criar uma rede WAN não é criar a rede Wan e sim promover integração e conectividade entre as várias entidades, permitindo troca de mensagens, informações e demais serviços entre os servidores dessas entidades. Nesse caso, o problema que motivou o projeto foi que as unidades estavam isoladas, significando morosidade na comunicação entre elas, dentre outros problemas. Os objetivos específicos são uma derivação, ou desdobramento do objetivo geral. Alguns exemplos para o caso da Wan:

        • Reduzir os gastos com telefonia;
        • Prover segurança à rede e possuir mecanismos de proteção contra invasões;
        • Oferecer serviços de Mensagens Instantâneas;

        A Justificativa do projeto discorre exatamente a situação atual e a problemática que justificam a busca da solução que o projeto irá implementar.

        Também devem ser descritos quais são os objetivos estratégicos do TRT7 que são impactados pela sugestão. Também deve ser indicado se a sugestão diz respeito a alguma ação ou projeto previstos no planejamento estratégico corporativo (PEC) ou planejamento estratégico de tecnologia da informação (PETI).


        Definir metas de resultado

        As metas devem ser tangíveis, mensuráveis e serem descritas em um prazo para ocorrência. Uma boa sugestão é tirar dos objetivos específicos algumas metas. Exemplo:

        • Reduzir os custos de telefonia em 20% no primeiro ano e 30% no segundo ano de operação da rede;

        O proponente da idéia deverá indicar se esta pode aguardar a próxima rodada do planejamento estratégico ou se deve seguir um rito emergencial. Esta indicação servirá como um alerta para que a SGE tome a decisão final a respeito de qual trâmite deverá ser utilizado.

        Identificar os produtos do projeto

        Trata-se do que o projeto vai gerar como produto principal.

        Deve ser descrito com clareza e precisão. Havendo mais de um produto relevante pode ser descrito aqui.

        Exemplos de produtos:

        • Sistema Automatizado de Controle de Entrada e Saída de visitantes no TRT7.
        • Sistema de Segurança de Acesso ao TRT7.

        O produto principal deve ser amplo o suficiente para abrigar o escopo do projeto. Quem preenche a proposta deve deixar coerente o objetivo geral, os objetivos específicos e o produto.

        Apontar restrições e premissas

        Devem ser registradas as restrições e premissas relativas à sugestão. Clique em Restrição ou Premissa para maiores detalhes. Caso exista alguma restrição relativa à data limite de implantação ela deve ser indicada em campo próprio. Este será útil no momento da priorização das idéias.

        Enviar os dados da proposta

        O demandante, após preencher corretamente todos os dados do formulário de Proposta de Projeto, deverá clicar no botão enviar, localizado na parte inferior.


        Após a confirmação do envio da PP, será criada automaticamente uma nova proposta que será enviada para o demandante e para a SGE via email, além de ser armazenada no Project.Net (vide detalhes na orientação anexa).

        Informações Adicionais