O Plano do Projeto será a reunião de todos os formulários, instrumentos produzidos e informações na fase de
Planejamento da Metodologia, além de informações complementares.
O Plano Integrado do projeto deverá ser aprovado pelo Escritório de Projetos, pelos demandantes e pelas Comissões
Estratégicas.
O Plano Integrado do Projeto – PIP é composto pelos campos:
Controle do documento
Composto pelo histórico das revisões, distribuição de documentos, referência a outros documentos e controle de
acesso ao documento.
Histórico de Revisões
O Plano Integrado deve conter o histórico de revisões, onde será possível identificar todas as mudanças sofridas
pelo mesmo, seja por ajustes impostos pelos revisores (Escritório de Projetos, demandante e Comissões
Estratégicas), sejam por replanejamentos ocorridos durante a execução do projeto.
Para cada mudança a versão do documento sofrerá alteração, conforme definido na Seção V, Procedimentos de
Documentação, Guarda e Versionamento.
O emissor do documento deverá ser identificado, no caso, o gerente de projetos. A razão para a emissão deve ser
explicitada, por exemplo: “Revisão feita com sugestões de João Manoel e do Escritório de Projetos”.
Distribuição de Documentos
Na distribuição dos documentos devem ser indicadas as pessoas que devem receber o Plano Integrado do Projeto a cada
emissão.
Referência a outros documentos
Outros documentos relevantes para o projeto devem estar aqui indicados. Exemplo: Portaria, Edital, etc.
Controle de acesso a documentos
Indicar o grau de sigilo e de restrições de acesso que o documento deve ter.
Propósito
O modelo traz um descritivo de propósito padrão, que pode ser alterado pela equipe do projeto, caso desejado. O
propósito padrão é descrito como “o Plano Integrado do Projeto descreve em termos gerais o planejamento do projeto
e aponta para documentos de gestão que o compõem. Será atualizado a cada necessidade e deve ser utilizado pela
equipe como instrumento de trabalho na execução e controle do projeto.”
Glossário de Temos
O glossário de termos é muito importante para assegurar o entendimento das partes sobre a terminologia adotada no
plano de projeto, e deve incluir abreviaturas, acrônimos, termos técnicos, etc.
Escopo do Projeto
Composto da definição de justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, restrições, premissas e abrangência
do projeto.
Objetivo geral e objetivos específicos
Indicar o objetivo geral do projeto, como foi descrito na Proposta do Projeto. Eventualmente, nesse estágio, o
objetivo geral está mais claro e com escopo mais bem delimitado.
Os objetivos específicos do projeto, que são desdobramentos do objetivo geral, também devem ser descritos.
Observar os procedimentos da Proposta de Projeto para mais informações sobre como descrever objetivos.
Restrições e Premissas
Devem ser descritas as restrições (fatos que restringem o projeto) e as premissas (hipóteses consideradas como
verdadeiras), pois elas são importantes informações que também delimitam a atuação do projeto e podem impactar no
sucesso do mesmo.
Abrangência
Trata-se do escopo e não escopo do projeto. Deve ser informado o que faz parte do projeto e o que não faz parte do
projeto. Deve-se descrever no não escopo o que subjetivamente pode ser interpretado como implícito ao escopo.
Exemplo de um projeto de implantação de uma rede WAN.
Faz parte do projeto:
Não faz parte do projeto:
Os documentos abaixo devem ser incorporados pelo PIP:
-
EAP – Estrutura Analítica do Projeto;
-
Cronograma do Projeto;
-
Matriz de Responsabilidades – MR;
-
Lista de Produtos – LP;
-
Descritivo do Produto – DP;
-
Lista de Riscos -RSK;
No caso da Matriz de Responsabilidades, caso o gerente sinta a necessidade, poderá lançar mão de um detalhamento da
matriz denominado Papéis e Responsabilidades, descrevendo o nome do profissional, o papel que ele assume no
projeto e as responsabilidades que ele deve ter.
Plano de Comunicação
Nessa seção são utilizados campos e detalhamentos diferenciados para projetos pequenos, com duração menor do que 6
meses, e para projetos médios ou grandes.
Essa seção deve incorporar o documento:
Deverão ser descritos:
-
Qual o software de gerenciamento de projetos será usado e quem terá acesso ao mesmo;
-
Regras de uso de e-mail;
-
Os outros recursos de comunicação serão disponibilizados;
-
Reuniões de Projeto: tipo e periodicidade;
-
Fluxo de informações entre as partes;
-
Guarda e acesso aos documentos.
Para os projetos de porte médio ou grande (acima de 6 meses) devem ainda ser descritos os seguintes campos:
-
Descritivos das estruturas organizacionais do projeto (do TRT7, de terceiros e do demandante, se for
justificável);
-
Definição dos canais de reporte entre as estruturas e de como deve ser o fluxo de informações entre elas;
-
Formalidade imposta às comunicações (exemplo: toda ata deve ser assinada, etc.).
|