Tarefa: Consolidar/Ajustar PIP
O Plano Integrado de Projeto é um documento que consolida o planejamento realizado e contém as informações básicas e
orientações que foram produzidas durante as fases de Concepção e Planejamento do Projeto.
Disciplinas: 1 - Gerenciamento da integração do projeto2 - Grupo de processos de planejamento
Relacionamentos
Descrição Principal

O Plano do Projeto será a reunião de todos os formulários, instrumentos produzidos e informações na fase de Planejamento da Metodologia, além de informações complementares.

O Plano Integrado do projeto deverá ser aprovado pelo Escritório de Projetos, pelos demandantes e pelas Comissões Estratégicas.

O Plano Integrado do Projeto – PIP é composto pelos campos:

Controle do documento

Composto pelo histórico das revisões, distribuição de documentos, referência a outros documentos e controle de acesso ao documento.

Histórico de Revisões

O Plano Integrado deve conter o histórico de revisões, onde será possível identificar todas as mudanças sofridas pelo mesmo, seja por ajustes impostos pelos revisores (Escritório de Projetos, demandante e Comissões Estratégicas), sejam por replanejamentos ocorridos durante a execução do projeto.

Para cada mudança a versão do documento sofrerá alteração, conforme definido na Seção V, Procedimentos de Documentação, Guarda e Versionamento.

O emissor do documento deverá ser identificado, no caso, o gerente de projetos. A razão para a emissão deve ser explicitada, por exemplo: “Revisão feita com sugestões de João Manoel e do Escritório de Projetos”.

Distribuição de Documentos

Na distribuição dos documentos devem ser indicadas as pessoas que devem receber o Plano Integrado do Projeto a cada emissão.

Referência a outros documentos

Outros documentos relevantes para o projeto devem estar aqui indicados. Exemplo: Portaria, Edital, etc.

Controle de acesso a documentos

Indicar o grau de sigilo e de restrições de acesso que o documento deve ter.

Propósito

O modelo traz um descritivo de propósito padrão, que pode ser alterado pela equipe do projeto, caso desejado. O propósito padrão é descrito como “o Plano Integrado do Projeto descreve em termos gerais o planejamento do projeto e aponta para documentos de gestão que o compõem. Será atualizado a cada necessidade e deve ser utilizado pela equipe como instrumento de trabalho na execução e controle do projeto.”

Glossário de Temos

O glossário de termos é muito importante para assegurar o entendimento das partes sobre a terminologia adotada no plano de projeto, e deve incluir abreviaturas, acrônimos, termos técnicos, etc.

Escopo do Projeto

Composto da definição de justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, restrições, premissas e abrangência do projeto.

Objetivo geral e objetivos específicos

Indicar o objetivo geral do projeto, como foi descrito na Proposta do Projeto. Eventualmente, nesse estágio, o objetivo geral está mais claro e com escopo mais bem delimitado.

Os objetivos específicos do projeto, que são desdobramentos do objetivo geral, também devem ser descritos.

Observar os procedimentos da Proposta de Projeto para mais informações sobre como descrever objetivos.

Restrições e Premissas

Devem ser descritas as restrições (fatos que restringem o projeto) e as premissas (hipóteses consideradas como verdadeiras), pois elas são importantes informações que também delimitam a atuação do projeto e podem impactar no sucesso do mesmo.

Abrangência

Trata-se do escopo e não escopo do projeto. Deve ser informado o que faz parte do projeto e o que não faz parte do projeto. Deve-se descrever no não escopo o que subjetivamente pode ser interpretado como implícito ao escopo.

Exemplo de um projeto de implantação de uma rede WAN.

Faz parte do projeto:

  • Aquisição e instalação de equipamentos.
  • Treinamento dos técnicos e dos usuários.

Não faz parte do projeto:

  • Oferecimento de recursos de Teleconferência.

Os documentos abaixo devem ser incorporados pelo PIP:

  • EAP – Estrutura Analítica do Projeto;
  • Cronograma do Projeto;
  • Matriz de Responsabilidades – MR;
  • Lista de Produtos – LP;
  • Descritivo do Produto – DP;
  • Lista de Riscos -RSK;

No caso da Matriz de Responsabilidades, caso o gerente sinta a necessidade, poderá lançar mão de um detalhamento da matriz denominado Papéis e Responsabilidades, descrevendo o nome do profissional, o papel que ele assume no projeto e as responsabilidades que ele deve ter.

Plano de Comunicação

Nessa seção são utilizados campos e detalhamentos diferenciados para projetos pequenos, com duração menor do que 6 meses, e para projetos médios ou grandes.

Essa seção deve incorporar o documento:

  • Matriz de Comunicação - MC;

Deverão ser descritos:

  • Qual o software de gerenciamento de projetos será usado e quem terá acesso ao mesmo;
  • Regras de uso de e-mail;
  • Os outros recursos de comunicação serão disponibilizados;
  • Reuniões de Projeto: tipo e periodicidade;
  • Fluxo de informações entre as partes;
  • Guarda e acesso aos documentos.

Para os projetos de porte médio ou grande (acima de 6 meses) devem ainda ser descritos os seguintes campos:

  • Descritivos das estruturas organizacionais do projeto (do TRT7, de terceiros e do demandante, se for justificável);
  • Definição dos canais de reporte entre as estruturas e de como deve ser o fluxo de informações entre elas;
  • Formalidade imposta às comunicações (exemplo: toda ata deve ser assinada, etc.).
Informações Adicionais