Tarefa: Verificar Orçamento, Custo e Esforço
Deve ser feita a análise técnica da ideia, verificar se há orçamento disponíveil para a sua execução e, em caso afirmativo, estimar o prazo e os recursos necessários.
Disciplinas: 1 - Gerenciamento da integração do projeto1 - Grupo de processos de iniciação8 - Gerenciamento dos riscos do projeto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Etapas
      Estimar esforço

      Deve ser efetuada análise da viabilidade técnico-econômica da sugestão. O produto desta análise será utilizado para ponderar o custo e o benefício da ideia, o qual irá subsidiar a decisão de aprová-la ou não. Quanto mais precisos os valores apresentados, melhor. Caso não seja viável fornecer uma estimativa precisa, deverá então ser fornecidas estimativas por ordem de grandeza, ressaltando-se a margem de erro.

      Exemplos:

      • Custo para realização: de 100 a 150 mil reais.
      • Prazo para execução entre 1 e 3 meses. 
      Emitir parecer

      Deve ser emitido parecer técnico a respeito da viabilidade da idéia. O referido parecer é opinativo, assim ele não determina se a ideia será aceita ou rejeitada. O objetivo é dar elementos para que a Comissão de Priorização possa deliberar sobre quais idéias serão aprovadas.

      Apesar desta característica, o parecer deve ser conclusivo, devendo sugerir a aprovação ou a rejeição da ideia. Em ambos os casos deve ser apresentada a motivação.

      Descrever opções

      As opções possíveis para a implementação da ideia devem ser listadas, bem como as vantagens, desvantagens, custo e necessidades adicionais. Uma das opções deve ser escolhida como preferencial. Exemplo:

      Opção I – Contratação de Sistema de Controle de Acesso pronto

      • Vantagens: redução dos prazos de implementação e menor necessidade de recursos humanos internos (desenvolvedores);
      • Desvantagens: manutenção evolutiva depende de terceiros, possibilidade de inadequação de funcionalidades ou desperdício de funcionalidades implantadas e não necessárias;
      • Custo: 100 mil reais;
      • Necessidades adicionais: Não Identificados.

      Opção II – Desenvolvimento de Sistema de Controle de Acesso por terceiros

      • Vantagens: Adequação as necessidades reais e menor necessidade de recursos internos;
      • Desvantagens: manutenção evolutiva depende de terceiros;
      • Custo: 120 mil reais;
      • Necessidades adicionais: Recursos internos para gerenciar e absorver conhecimento dos sistemas em desenvolvimento.


      Informações Adicionais