Magistrados do TRT-CE são treinados com técnicas para aprimorar a relação com a imprensa
- Página atualizada em 13/08/2026
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ejud-7) realizou, na tarde da quarta-feira (12/8), um treinamento de media training para capacitar juízes e juízas no relacionamento com os meios de comunicação. O evento, ocorrido no auditório da sede do órgão, abordou técnicas de comunicação institucional, estratégias para gerenciar abordagens jornalísticas e a importância de uma postura transparente e acessível diante de temas de grande apelo público.
A iniciativa visa desmitificar a relação entre juízes e a imprensa, destacando que a comunicação eficiente é uma ferramenta indispensável para garantir o acesso da sociedade às informações sobre o funcionamento da Justiça.
O palestrante Felipe Barreto, diretor de Multimídia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, iniciou sua apresentação explicando a lógica industrial do jornalismo, pontuando prazo apertado e falta de estrutura de pessoal como alguns dos principais desafios enfrentados pelo setor.
O jornalista, que atua com palestras de media training há 20 anos, caracterizou as diferenças técnicas entre os tipos de meios de comunicação (online, impresso, rádio e televisão), evidenciou quais são os hábitos de consumo de notícias e sensibilizou a plateia sobre quais critérios os veículos de imprensa buscam para noticiar fatos.
Segundo o profissional, as resistências dos magistrados em relação aos veículos de imprensa vêm diminuindo e as dificuldades atuais são predominantemente técnicas. “Este treinamento serve para aperfeiçoar essas habilidades, afastando antigos preconceitos. A imprensa pode ser uma parceira estratégica do Judiciário, na medida em que amplia as decisões, as políticas públicas e tudo o que está relacionado à atividade jurisdicional", afirmou, destacando a relevância da parceria.
Prática e simulação
O treinamento contou também com uma parte prática, em que o palestrante simulou entrevistas ao vivo com alguns voluntários. Para dominar a desenvoltura à frente de câmeras e microfones, os presentes receberam dicas sobre gestual, postura, vestimentas, técnicas de sumarização de raciocínio e da importância do uso de linguagem simples.
O juiz Eliúde dos Santos Oliveira, titular da 7ª Vara do Trabalho de Fortaleza, foi um dos que participaram da simulação. Ele enfatizou a aplicabilidade prática das orientações no dia a dia da magistratura, destacando que as abordagens por parte da imprensa podem ocorrer a qualquer momento devido à repercussão das decisões judiciais.
O magistrado relatou experiências anteriores em que contou com o suporte da assessoria de imprensa do Tribunal para direcionar informações oficiais à mídia de forma segura e contextualizada, reforçando que a instituição não deve se omitir do debate público.
"Nós não podemos deixar de assumir a narrativa. É preciso dar a informação para a sociedade, mas com o devido filtro e o suporte da assessoria, garantindo que o conteúdo seja repassado de forma correta e responsável", destacou o juiz.
Semana de Formação
A palestra de media training integrou a programação da Semana de Formação Continuada de Magistrados do Trabalho da 7ª Região, ciclo anual de capacitação obrigatória que reúne a magistratura trabalhista local para uma abordagem de relevantes temas jurídicos e de interesse institucional, social e cultural.
Iniciada na manhã do dia 12 de agosto, a programação segue nesta quinta-feira (13/8) com debates sobre execução trabalhista e uma visita guiada a equipamentos históricos e culturais da capital cearense.
Na sexta-feira (14/8), a Semana de Formação encerra com uma palestra sobre processo do trabalho, com a presença do ministro do TST Alberto Bastos Balazeiro.
Saiba mais sobre a Semana de Formação Continuada lendo esta matéria.













