logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Diretor da Escola Judicial é homenageado em seminário internacional de saúde do TRT-CE

Cinco pessoas estão de pé lado a lado em um auditório, sorrindo para a foto. A mulher mais à esquerda segura um certificado impresso, enquanto o homem ao centro segura um troféu embrulhado em celofane azul. À direita, uma mulher em um vestido longo vermelho segura um microfone, acompanhada por um homem de terno cinza claro.
A entrega da placa de homenagem foi realizada pela juíza Francisca Sônia Costa, representando a presidência da Associação dos Magistrados do Ceará

O diretor da Escola Judicial da Sétima Região (Ejud-7), desembargador Paulo Régis Machado Botelho, foi homenageado no dia 22 de maio (sexta-feira), durante o I Seminário Internacional de Saúde Mental no Trabalho. O evento, realizado no auditório do Tribunal, em Fortaleza, serviu de palco para reconhecer a trajetória do magistrado, que passou a ocupar uma cadeira no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi nomeado pelo presidente do órgão e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, para coordenar a Comissão Permanente de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas.

Quatro pessoas posam sorridentes, de pé, ao lado de um banner vertical sobre o combate ao trabalho escravo. À esquerda, uma mulher de blazer escuro e um homem de terno preto e gravata azul; à direita, um homem de terno preto com gravata vermelha e uma mulher de vestido longo vermelho. O banner centralizado mostra uma imagem em preto e branco de mãos algemadas e os logotipos da Justiça do Trabalho e Trabalho Seguro.
Da esq. para dir: psiquiatra Francinete Giffoni; des. Francisco José Gomes; des. Paulo Régis Machado e a juíza Sônia Costa

A entrega da placa de homenagem foi realizada pela juíza Francisca Sônia Costa, representando a presidência da Associação dos Magistrados do Ceará (AMC), e contou com a presença do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Sétima Região (Amatra 7), Mauro Elvas. O momento integrou as atividades do seminário de saúde trabalhista, coordenado pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região (TRT-CE), desembargador Francisco José Gomes da Silva; pela médica psiquiatra Francinete Alves de Oliveira Giffoni; e pelo professor Francisco Antônio Barbosa Vidal. O encontro teve como objetivo discutir os riscos psicossociais trazidos pela recente atualização da Norma Regulamentadora número 1 (NR-1).

Em um auditório com público ao fundo, um homem de terno escuro e gravata vermelha está sentado em primeiro plano, segurando um presente embalado com laço azul. À sua esquerda, um homem sorridente de terno cinza e gravata listrada o acompanha, enquanto outras pessoas nas laterais e fileiras de trás observam o evento.
Des. Paulo Régis (conselheiro do CNJ) e juiz Mauro Elvas (presidente da Amatra 7) participam da solenidade

Trajetória e nova missão no Conselho Nacional de Justiça

Durante o seu pronunciamento, o desembargador Paulo Régis Machado Botelho relembrou sua experiência prévia como juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça há cerca de 15 anos, quando o CNJ funcionava de forma embrionária no prédio do STF, sem quadro próprio de servidores. Ao estabelecer um paralelo com a estrutura atual do órgão regulador, o magistrado celebrou o fato de o conselho estar consideravelmente mais aparelhado, contando hoje com sede e corpos funcionais próprios.

Em sua fala, o diretor da Escola Judicial da Sétima Região (Ejud-7) pontuou o tamanho da responsabilidade administrativa, financeira e disciplinar que o órgão possui sobre todos os tribunais do país. O desembargador sinalizou que assume a nova função focado no intercâmbio de experiências com os demais estados da federação e comprometeu-se a dar continuidade às pautas humanitárias na esfera federal:

"O compromisso que a gente assume é de muita dedicação, muita seriedade para bem desempenhar e representar o Ceará especial, que é meu estado, minha origem, a nossa fortaleza capital, e também o nosso sistema de justiça, in especial a nossa justiça querida, justiça do trabalho. Então, recebo homenagens com muita gratidão, e agradeço e desejo um excelente seminário a todos."

Seminário Internacional de Saúde Mental no Trabalho

As atividades do encontro técnico-científico abordaram o sofrimento psíquico sob uma perspectiva multidisciplinar, integrando debates sobre os reflexos jurídicos das doenças ocupacionais, o papel das lideranças no ambiente institucional e estratégias de ergonomia organizacional para o enfrentamento do estresse.  Diante de dados que apontam o crescimento de transtornos mentais na população brasileira, as discussões também englobaram ferramentas práticas de gestão de pessoas e comunicação não-violenta no ambiente laboral. 

O evento contou com uma apresentação artística do Coral Sétima Voz do Tribunal Regional do Trabalho da Sétima Região (TRT-CE), certificação como projeto de extensão emitido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e apoio institucional do Instituto Brasileiro de Direito e Saúde (IBDS), do Instituto de Desenvolvimento Ético (IDE) e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).