Cartilha do TRT-CE orienta servidores e magistrados sobre sinais de alerta de integridade
- Página atualizada em 11/02/2026
O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) lançou, nesta terça-feira (10), a cartilha “Fique de olho: sinais de alerta de integridade", que serve como um guia prático para orientar servidores e magistrados a identificarem potenciais riscos à integridade do Tribunal.
Acesse aqui a cartilha Fique de olho: sinais de alerta de integridade
A cartilha levanta “red flags” (“bandeiras vermelhas", em tradução livre) para possíveis sinais de abuso em licitações e contratos, gestão de recursos, patrimônio e pessoas, atividade jurisdicional, tecnologia da informação e outros aspectos do dia a dia laboral na Justiça do Trabalho cearense.
A lista, porém, não é exaustiva. Qualquer situação que pareça suspeita ou que viole os princípios éticos e legais deve ser comunicada imediatamente. Sua contribuição é fundamental para manter a integridade do TRT-CE.
A iniciativa integra o Plano de Ação para o aperfeiçoamento das práticas de integridade do Tribunal, apresentado pela Secretaria-Geral da Presidência em cumprimento a uma determinação nos autos do Proad 2659/2025. O plano foi estruturado a partir de recomendações e achados de uma consultoria orientativa da Secretaria de Auditoria Interna (Saudi), que avaliou o Plano de Integridade de 2024 sob a ótica do Questionário do Sistema e-Prevenção do Tribunal de Contas da União (TCU).
Canais de denúncia e comunicação
Para assegurar sua integridade, o TRT-CE reforça os canais de comunicação e denúncia da sua Ouvidoria, garantindo o sigilo e a proteção contra retaliações:
- E-mail: ouvidoria@trt7.jus.br
- WhatsApp: (85) 99167-1607 (mensagens de texto e áudio)
- Telefone: (85) 3388-9308
A cartilha está disponível no site do TRT-CE, menu Transparência, item Gestão, subitem “Integridade - Combate à fraude e corrupção”.













