logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Vice-presidente do TRT-CE coordena palestra no Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

 Três fotografias de busto lado a lado mostram profissionais em trajes formais. À esquerda, um homem de bigode usa paletó escuro e gravata avermelhada sobre camisa quadriculada. Ao centro, um homem de barba curta veste terno azul-marinho com gravata dourada. À direita, uma mulher loira sorridente usa blazer preto e diversos braceletes no pulso. Os fundos variam entre um painel de madeira, uma estante de livros e folhagens verdes.

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), desembargador Francisco José Gomes da Silva, é um dos coordenadores do seminário “Trabalho Escravo Contemporâneo”, que acontece no próximo dia 28 de janeiro, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), das 8:30 às 12h30, com carga horária de 4 horas/aula. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.  

A coordenação científica conta com o desembargador Francisco José e com o juiz do Trabalho Vladimir Paes de Castro, gestores do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante.

A professora ligada à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lívia Moreira Mendes Miraglia, irá conduzir a palestra, seguida de um ciclo de debates com perguntas e respostas dos presentes. A capacitação é destinada a magistrados(as), servidores(as), procuradores(as), defensores(as), advogados(as) e à sociedade civil.

O colóquio irá discutir o tema levando em consideração contextos históricos, jurídicos e o panorama atual em níveis nacional e internacional, propondo melhorias para o tratamento de casos de trabalho escravo no sistema de justiça, além de buscar o aprimoramento dos casos de trabalho escravo no Poder Judiciário. 

A participação do TRT-CE no seminário reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a promoção do trabalho decente e o fortalecimento do diálogo institucional na busca por soluções para a redução de explorações trabalhistas. 

Serviço

Palestra “Trabalho Escravo Contemporâneo”
Data: 28/01/2026
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Esmec – Rua Ramires Maranhão do Vale, 70, Edson Queiroz