logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Escolas de Caucaia recebem novos computadores em ação do TST e do TRT-CE

Comitivas do TST, TRT-CE, Secretaria de Educação e comunidade escolar

Na tarde desta quinta-feira (4) foi marcada por um avanço significativo na educação do município de Caucaia, com a inauguração da renovação dos laboratórios de informática nas Escolas Municipais Liceu de Caucaia e Vicente Arruda (Eva). A entrega faz parte do Projeto “Partiu Aula” de iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Integra os esforços do Poder Judiciário Trabalhista para promover a aprendizagem e combater o trabalho infantil, garantindo aos estudantes acesso a ferramentas essenciais para o futuro digital.

Escola Liceu de Caucaia

Cada unidade escolar recebeu 10 novos computadores, fruto de uma parceria que visa impactar positivamente o cotidiano pedagógico de centenas de alunos. A cerimônia de inauguração contou com a presença das comitivas do TST e do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE). Dentre os participantes, estavam a presidente do TRT-7, desembargadora Fernanda Uchôa, e as juízas auxiliares do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Izabella Ramos e Eliana Nogueira.

As inaugurações ocorreram no dia 4 de dezembro nas escolas públicas de Caucaia

Representando o TRT-CE, também estiveram presentes o juiz auxiliar da Presidência, Rafael Marcílio Xerez, e os gestores do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador Durval César de Vasconcelos Maia e o juiz Antônio Célio Martins Timbó Costa. A comitiva da Justiça do Trabalho foi complementada por servidores como o assessor do TST Danilo Barbosa, o secretário-geral da Presidência Fernando Freitas, a diretora geral Neiara Frota, a diretora administrativa Eveline Fernandes, dentre outros gestores e servidores.

O setor educacional também marcou presença com a secretária estadual de Educação, Eliana Estrela, além de alunos, professores, diretores, coordenadores e funcionários das duas escolas.

Diretor José Ocian Ricart da Escola Liceu de Caucaia (no centro, falando no microfone)

Vozes da Escola

A entrega dos 10 computadores por escola foi celebrada pelos gestores e estudantes, que veem nos novos equipamentos a oportunidade de qualificar o ensino e a aprendizagem.

O diretor José Ocian Ricart, com mais de 10 anos à frente do Liceu de Caucaia, destacou que a iniciativa "veio ampliar cada vez mais, explorar pedagogicamente as tecnologias da informação de uma forma correta e saudável, para que tudo se torne uma aprendizagem pedagógica e seja acrescido na vida acadêmica do aluno."

Henrique Levi Cardoso Moreira, presidente do Grêmio do Liceu de Caucai

O estudante Henrique Levi Cardoso Moreira, presidente do Grêmio do Liceu de Caucaia e monitor da Busca Ativa Escolar, reforçou a importância da aquisição, enfatizando os benefícios pedagógicos para toda a comunidade. Ele destacou que os novos computadores permitirão aos estudantes e professores explorarem o mundo tecnológico de maneira aprofundada, garantindo o uso pedagógico dos equipamentos e o desenvolvimento do desempenho de cada um. A presença da professora de informática, Silvânia, assegurará o aprofundamento necessário para maximizar o uso dos recursos, o que é fundamental para a escola e para toda a comunidade escolar.

Diretora Maria da Silva Moreira, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Vicente Arruda (MTI Vicente Arruda)

A diretora Maria da Silva Moreira, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Vicente Arruda (MTI Vicente Arruda), complementou, destacando a importância da tecnologia na formação dos jovens:

"É de suma importância, porque esses estudantes nem sempre têm acesso a um computador ou à internet em casa. Nosso parque estava bem pobrezinho, e os novos computadores chegaram em ótima hora, inclusive para atender ao curso do Pronatec à noite. A tecnologia alavanca o conhecimento, pois vivemos no mundo da IA, e a internet traz um mundo de conhecimento para os estudantes se aprofundarem, pesquisarem e estudarem, permitindo que vejam o mundo sem sair da escola."

Estudante Maria Eduarda Ribeiro, aluna do segundo ano do Ensino Médio do MTI Vicente Arruda

A estudante Maria Eduarda Ribeiro, aluna do segundo ano do Ensino Médio do MTI Vicente Arruda, destacou o impacto direto dos equipamentos em sua rotina de tempo integral (das 7h20 às 16h50), pois com a chegada dos novos computadores a possibilidade de realizar trabalhos e pesquisas para as disciplinas é muito maior. Focada em seu futuro, Maria Eduarda revelou o desejo de cursar Psicologia, motivada pela importância de ajudar pessoas que, como ela já sofreu, enfrentam depressão e ansiedade. Por fim, deixou uma mensagem de esperança: "Para os jovens que estão passando por alguma dificuldade, procurem um centro de educação que possa lhes ajudar, porque sempre tem alguém que possa nos trazer de volta aos estudos."

Serviço: Agenda para 5 de Dezembro

As ações do programa de combate ao trabalho infantil serão concluídas em Fortaleza no dia 5 de dezembro com um grande evento.

  • Evento: Finalização da programação com show do rapper Rafa Rafuagi e a presença de mais de 400 estudantes de escolas públicas.

  • Horário: 14h

  • Local: Jardim do TRT-CE (Av. Santos Dumont, 3384, Aldeota, Fortaleza-CE).