logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Encontro de Diretores da Secretaria fortalece as práticas de gestão nas Varas do Trabalho

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) promoveu, nos dias 12 e 13 de novembro, o Encontro de Diretores da Secretaria de 2025. Este evento anual visa fomentar o diálogo e fortalecer as práticas de gestão nas Varas do Trabalho, tendo sido realizado na Sala de Treinamento do Fórum Autran Nunes. A programação, dinâmica e colaborativa, reuniu diretores(as) de secretarias para debater desafios estratégicos enfrentados na Justiça do Trabalho.

Veja mais fotos aqui.

João Emanuel Bezerra Bastos, diretor de secretaria da 15ª Vara do Trabalho de Fortaleza e membro da comissão de organização do evento, destacou que o encontro tem como objetivo promover a troca de experiências entre os gestores das unidades judiciárias de primeiro grau, tanto da região metropolitana de Fortaleza quanto do interior do Ceará.  “A ideia é aperfeiçoarmos técnicas e discutirmos temáticas que nos afligem nos expedientes laborais e forenses diários, com o objetivo de entregar uma prestação judicial mais efetiva e trabalhar dentro de cada uma das nossas unidades judiciárias de forma eficaz, célere, sempre visando ao jurisdicionado”, completou o diretor.

Acerca da programação, João Emanuel detalhou que o primeiro dia, 12 de novembro, no período da manhã, incluiu uma oficina dividida em grupos e mediada por Abel Teixeira Arimateia (diretor da VT de Tianguá) e Flávia Andrea Façanha (diretora da 1ª VT de Fortaleza), com o objetivo de identificar soluções para problemas rotineiros previamente submetidos pelos diretores por meio de formulários online. No turno da tarde, em conjunto com Roberta Correa Carvalho (8ª VT de Fortaleza), aprofundou-se naanálise de rotinas de trabalho relacionadas às metas do CSJT e a interpretação de dados estatísticos para o cumprimento das metas institucionais.  

No dia 13 de novembro, no período da manhã, ocorreu uma mediação estratégica conduzida por Lívia Rolim Pereira (Cejusc/TRT-CE), que abordou o impacto do Cejusc nas metas do judiciário. Subsequentemente, foi realizada uma oficina com a participação de Thaís Sena Lima, diretora de secretaria do TRT-6 (PE), abordando a aplicação da inteligência artificial nas rotinas de trabalho.

No período da tarde, houve um profícuo momento de interação com a administração do Tribunal, representado por Fernando Freitas (Secretário-Geral da Presidência), Neiara São Thiago Frota (Diretora Geral), Ednevaldo Medeiros Pereira (Secretário-Geral Judiciário), Patrícia Cabral Machado (Secretária de Governança e Gestão Estratégica) e Jonathan Maia (Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação). A mediação, conduzida por Marley Cisne de Morais Jr. (diretor da 6ª VT de Fortaleza), foi fundamental para a apresentação das demandas das Varas Trabalhistas e para a discussão das inovações destinadas a aprimorar o trabalho no primeiro grau.