logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Reunião com vice-presidente do TRT-CE discute melhorias na cadeia produtiva da carnaúba

Setores da indústria, da agricultura, do Governo do Ceará, do Ministério Público do Trabalho e produtores rurais foram recebidos pelo desembargador Francisco José Gomes da Silva, vice-presidente do TRT-CE, na quarta-feira (22/10), na sala de reuniões da Vice-Presidência, para debater melhorias na cadeia produtiva da carnaúba, planta exclusiva da Região do Nordeste brasileiro, essencial para a produção mundial de cera.

Veja mais fotos aqui

O desembargador Francisco José Gomes, que também é gestor regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, destacou a importância dos EPI´s para a segurança dos que extraem a planta e a necessidade de todos terem condições dignas de trabalho. “Conversamos com muitos trabalhadores e produtores do Nordeste e ressaltamos sempre a necessidade da assinatura da Carteira de Trabalho e da compra e uso de equipamentos de proteção adequados e de qualidade para todos, para que evitemos morte e acidentes de trabalho”.

Cristiane Vieira, procuradora do MPT, ressaltou como o próprio setor industrial e produtivo se beneficiaria com uma melhor qualidade de vida dos trabalhadores. “A cadeia da carnaúba é extremamente importante para a nossa região. Ter uma cadeia limpa enobreceria ainda mais esse produto para exportação. Não podemos mais ter um modelo de produção arcaico”.

Por sua vez, Pedro Mapurunga Azevedo, diretor de operações da Carnaúba do Brasil e representante do Sindcarnaúba, afirmou: “A indústria de carnaúba está comprometida em adotar todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar dos trabalhadores. Estamos também totalmente receptivos ao diálogo com todos os setores, com o objetivo de aprimorar o fluxo produtivo e reduzir o risco de acidentes e mortes no trabalho”.