logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Ejud-7 e Secretaria de Saúde realizam palestra sobre Primeiros Socorros Psicológicos

Uma tela de videoconferência no Zoom mostra várias pessoas em suas casas e escritórios, participando de uma reunião. Uma mulher no canto superior esquerdo, a psicóloga Ticiana Paiva, fala enquanto os outros participantes a ouvem.
Reunião online sobre saúde mental

A Escola Judicial do TRT da 7ª Região (Ejud-7), em co-organização com a Secretaria de Saúde do TRT-7, realizou no dia 11 de setembro a palestra "Primeiros Socorros Psicológicos" como parte das ações da campanha Setembro Amarelo. O evento telepresencial, transmitido pela plataforma Zoom, foi um grande sucesso, com a participação de quase 100 pessoas.

A tela de uma videoconferência exibe um slide de apresentação. Nele, a frase "O estresse prolongado e excessivo faz com que nos sintamos incapazes de enfrentar os desafios da vida" está sobre um fundo escuro, ao lado de um medidor de combustível que aponta para a letra "E" (vazio).
Quase 100 pessoas chegaram a acessar simultaneamente a palestra.

A palestra, ministrada pela Dra. Ticiana Paiva da empresa Ápice, foi muito bem prestigiada e contou com a presença da desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, gestora regional do Programa Trabalho Seguro, e do diretor da Secretaria de Saúde Fernando Antônio Sá de Araújo.

O encontro foi conduzido pela Seção Psicossocial do TRT-CE, com a coordenação da psicóloga Mariana Lima. A iniciativa buscou fornecer ferramentas práticas sobre primeiros socorros psicológicos, reforçando a importância da escuta empática e do acolhimento em situações de sofrimento psíquico.

Um slide de apresentação mostra no topo uma faixa amarela com o título "Frases de alerta". Abaixo, um fundo cinza com uma imagem à esquerda de uma mão em concha atrás de uma orelha, como se estivesse ouvindo. À direita, uma lista de frases em branco.
Frases que podem indicar sofrimento mental.

A psicóloga Ticiana Paiva destacou a importância de reconhecer os sinais de alerta relacionados à saúde mental. Ela também mencionou a necessidade de atenção a frases de alerta, como "Eu não aguento mais" ou "Minha vida não tem sentido", que podem indicar um estado de sofrimento intenso. A palestra enfatizou a importância de identificar e buscar ajuda profissional diante desses comportamentos e sentimentos, reforçando a mensagem de que a prevenção é um caminho importante para o cuidado com a vida.

O evento foi voltado para magistrados(as) e servidores(as) do TRT da 7ª Região, JFCE, MPT e outras Escolas Judiciais Trabalhistas, contribuindo significativamente para o bem-estar mental e emocional de todos os participantes.