Conheça o Sistema de Cadastro de Imóveis da Justiça do Trabalho (SCIM-JT)
- Página atualizada em 09/09/2025
Já se encontra disponível para consulta do público em geral o Sistema de Cadastro de Imóveis da Justiça do Trabalho (SCIM-JT). A plataforma exibe informações de todos os imóveis em uso pelos Tribunais Regionais do Trabalho, como quantidade, localização, regime de utilização, área construída e finalidade. A divulgação desses dados tem como objetivo promover a transparência e facilitar o acesso detalhado ao parque imobiliário.
Diversos Regionais colaboraram com essa iniciativa. Pelo TRT-CE, participaram servidores da Secretaria Administrativa, da Coordenadoria de Material e Logística, Coordenadoria de Projetos e Obras, Coordenadoria de Informações Funcionais, entre outras.
Para a assessora de Governança das Contratações, Obras e Sustentabilidade do TRT-CE, Deven Miller, o engajamento dos servidores envolvidos no levantamento dos dados dos imóveis foi fundamental para o sucesso da iniciativa. “O desafio foi grande, pois eram muitas informações a serem preenchidas. O SCIM-JT representa um grande avanço na gestão patrimonial dos imóveis da Justiça do Trabalho, pois além de garantir a transparência das informações, vez que relaciona os endereços, as características dos prédios, inclusive disponibilizando fotografia e localização no via Google Maps, viabiliza um controle eficiente e muito mais abrangente", avalia a gestora.
O painel também pode ser utilizado para o planejamento das ações de manutenções prediais, promovendo uma otimização de custos e do uso dos espaços. “Todavia, tais informações deverão ser mantidas atualizadas. Nesse sentido, precisamos do compromisso de cada um dos envolvidos na iniciativa”, enfatiza Deven Miller.
O SCIM-JT encontra-se disponível no portal do TRT-CE, menu superior Transparência, item Gestão, subitem Cadastro de Imóveis. Nessa página também é possível fazer uma busca dos imóveis do TRT-CE utilizando filtros como o município da localização para obter acesso à matrícula do imóvel, foto da fachada, força de trabalho, quantidade de processos em tramitação, registro, contratos, habite-se, entre outras informações.