logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Presidente do TRT-CE recebe comenda na Bahia em cerimônia prestigiada

Duas mulheres sorriem em um palco, uma com um vestido marrom estampado e a outra com uma toga preta. Elas seguram um diploma, com uma faixa sobreposta que exibe a inscrição "Grau Grande Oficial". Ambas exibem medalhas no pescoço.
Presidente do TRT-CE, Fernanda Uchoa e vice-presidente do TRT-BA, Léa Reis

A desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), foi uma das personalidades homenageadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) com a medalha de Grande Oficial da Ordem do Mérito Coqueijo Costa, a mais alta honraria da Justiça do Trabalho baiana. A solenidade, que ocorreu na noite da última sexta-feira, 22 de agosto, celebrou a colaboração e os relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho.

Três mulheres posam sorrindo. A do centro, de casaco marrom e preto, tem uma medalha no pescoço. Ela está ladeada por duas amigas, uma de vestido azul e outra de blusa vermelha, ambas também condecoradas com medalhas. Ao fundo, um auditório movimentado.
Desembargadoras Emília Facchini (TRT3), Fernanda Uchoa (TRT7) e Cesarineide de Souza (TRT14)

A cerimônia foi realizada no auditório do Tribunal Pleno, em Nazaré, e conduzida pelo presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy, que também é o grão-mestre da Ordem do Mérito Judiciário. A honraria foi entregue à desembargadora Fernanda Uchoa pela desembargadora Léa Reis Nunes, vice-presidente do TRT-BA.

Um homem e uma mulher posam sorrindo em um evento formal. Ele usa terno escuro e gravata azul-clara, enquanto ela veste um casaco estampado e uma medalha no pescoço. O cenário é um auditório, com bandeiras e outras pessoas ao fundo.
Desembargadoras Roseli Alencar (TR7), Débora Machado (TRT5) e Fernanda Uchoa (TR7)

O evento reuniu uma série de autoridades, incluindo ministros, presidentes de tribunais, procuradores, autoridades políticas e membros do executivo, além de magistrados e servidores. A presidente do TRT-CE esteve acompanhada de uma comitiva da Justiça do Trabalho cearense, composta pela desembargadora Maria Roseli Mendes Alencar, a diretora-geral Neiara Frota, a diretora de Comunicação Social Marjorie Marshall, e o chefe do Cerimonial Antônio Carlos Santiago.

Em seu discurso, o desembargador Jéferson Muricy ressaltou que a entrega da comenda é um momento de grande satisfação por reconhecer a dedicação de personalidades que constroem, diariamente, uma Justiça do Trabalho mais eficiente e acessível. Entre os 55 indicados para receber a honraria, 46 compareceram à cerimônia. 

Um homem e uma mulher sorriem para a câmera, posando lado a lado. O homem, de terno escuro, gravata azul e óculos, está à esquerda da imagem. A mulher, à direita, usa um casaco marrom e preto e ostenta uma medalha no pescoço. O cenário parece ser um plenário ou auditório, com bandeiras e pessoas ao fundo.
Ministro do TST Alberto Balazeiro e presidente do TRT-CE, Fernanda Uchoa

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Aloysio Corrêa da Veiga, foi um dos agraciados no grau Grã-Cruz. Durante a solenidade, o TRT-BA prestou uma homenagem aos ministros do TST Cláudio Brandão e Alberto Balazeiro, em reconhecimento aos contínuos serviços prestados à Justiça do Trabalho, à educação e à sociedade. Do TST, também foram homenageados os ministros Morgana Richa e Hugo Carlos Scheuermann, no grau Grande Oficial.

A condecoração reforça a trajetória e o comprometimento da desembargadora Fernanda Maria Uchoa de Albuquerque com o Judiciário Trabalhista. Ela ficará à frente da presidência do TRT-CE no biênio 2025/2026.

Dos 55 indicados pelo Conselho da Ordem, 46 compareceram à cerimônia

Comenda Coqueijo Costa

A "Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia – Comenda Ministro Coqueijo Costa" foi criada pelo TRT-BA em 2003, por meio da Resolução Administrativa 34/2003. É a mais alta honraria concedida pela Justiça do Trabalho baiana a personalidades que contribuíram de forma significativa com a sociedade e com o Judiciário trabalhista, incluindo magistrados, lideranças políticas, servidores, operadores do Direito e outros protagonistas da vida pública e social.


A comenda homenageia o ministro Carlos Coqueijo Torreão da Costa, que presidiu o TRT-BA entre 1967 e 1971 e foi presidente do TST de 1984 a 1986. Dividida nos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial, a medalha tem como critérios a atuação em prol da Justiça do Trabalho e a relevância dos serviços prestados na área jurídica, política ou sociocultural.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do TRT-BA