logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Desa. Regina Gláucia Cavalcante participa do 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar (Enoe)

Desa. Regina Gláucia Cavalcante com a gerente de ouvidoria da Fiec, Vivian Meyer Marshall

O 2º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar (Enoe) aconteceu de 20 a 22 de agosto, em João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu ouvidores e ouvidoras de todas as regiões do Brasil, e de todos os poderes da República (Judiciário, Legislativo e Executivo), além de representantes da sociedade civil, com destaque para a participação de meninas e mulheres de povos e comunidades tradicionais e de áreas periféricas. A desembargadora do TRT-CE Regina Gláucia Cavalcante participou do evento, como representante da Justiça do Trabalho do Ceará.

Essa edição do Enoe teve como foco principal a violência de gênero, especialmente a violência doméstica e suas repercussões. O evento contou com grupos de trabalho sobre temas de maior fluxo nas ouvidorias e apresentou boas práticas de diversas instituições brasileiras. O objetivo central foi fortalecer a escuta qualificada, a acolhida institucional e a construção de práticas mais inclusivas, justas e seguras.

A programação incluiu contribuições acadêmicas de professora da Universidade Católica do Porto e de pesquisadores nacionais, possibilitando a ampliação da discussão, a criação e o incremento de políticas públicas, bem como a sensibilização de toda a sociedade sobre a importância do trabalho das ouvidorias e sua contribuição no combate à violência e orientação adequada às vítimas.

O Enoe integra a programação comemorativa dos 40 anos de instalação do TRT-PB, que serão completados em outubro de 2025. A iniciativa teve o apoio da Escola Judicial da 13ª Região (Ejud-13).