TRT-CE celebra o Dia Mundial da Bicicleta 2025
- Página atualizada em 03/06/2025
No Dia Mundial da Bicicleta, celebrado neste dia 3 de junho, o TRT-CE reforça a importância desse modal para a sustentabilidade ambiental, bem como para a saúde física e mental de quem o utiliza. Em 2025, o Tribunal promoveu a palestra “Pilotagem Segura para Ciclistas Urbanos”, por meio do programa Fada Madrinha, oferecendo dicas essenciais para a segurança dos estagiários que utilizam a bicicleta como meio de transporte na cidade.
Ivaldo de Menezes Morais, servidor do Cejusc 2° Grau, que abriu mão do carro há quatro anos, compartilha sua experiência positiva com a bicicleta. "Adotar a bicicleta como meio de transporte transformou minha rotina, otimizando meu tempo de deslocamento e servindo como uma terapia diária", afirma. Ele destaca a melhora na qualidade de vida e a economia em relação ao carro. "É uma atividade física prática, que evita o estresse do trânsito e promove o contato com a natureza. Encorajo todos a perderem o medo e começarem aos poucos, pois o ganho é imenso."
Paula Lima Simas de Oliveira, diretora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-CE, ressalta os múltiplos benefícios do uso desse modal. Segundo ela, "a bicicleta é uma aliada fundamental para a saúde física e mental, sendo um exercício que promove qualidade de vida e sensação de liberdade". A gestora destaca também o impacto positivo para o meio ambiente. "Além de ser um meio de transporte que nos exercita, a bicicleta contribui para a diminuição da poluição sonora e de gases de efeito estufa, fortalecendo a sustentabilidade". Ela conclui que a crescente infraestrutura cicloviária e o maior respeito no trânsito tornam o ciclismo uma opção cada vez mais viável e necessária.
Para o estagiário Levi Gomes Mariano, da Coordenadoria de Licitações e Contratos, a experiência é uma "via de mão dupla". Ele aponta como vantagem a rapidez no deslocamento. "Eu chegava mais rápido do que se fosse de transporte público, fugindo do trânsito cada vez mais inchado de Fortaleza". No entanto, Levi ressalta os desafios ainda existentes da infraestrutura e segurança, citando ciclovias em mau estado, com lixo e buracos, e o desrespeito dos motoristas. "Já fui atropelado duas vezes, mas, apesar dos problemas, ainda considero ser ciclista melhor do que depender do transporte público", conclui.
Dia Mundial da Bicicleta
O dia 3 de junho foi instituído como o Dia Mundial da Bicicleta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fomentar a utilização da bicicleta como meio de locomoção sustentável e assim, construir um futuro também mais sustentável.
A ONU enfatiza que a bicicleta é um meio de locomoção simples, acessível e ambientalmente adequado que fortalece a educação, a saúde, o bem-estar físico e mental, promove a tolerância, a compreensão, o respeito mútuo, facilita a inclusão social e possibilita uma cultura de paz no trânsito.













