TRT-CE implementa integração do peticionamento intercorrente unificado via Portal Jus.br
- Página atualizada em 31/03/2025
O TRT-CE anuncia a integração do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) ao módulo de Peticionamento Intercorrente do Portal de Serviços do Poder Judiciário (Portal Jus.br). Com essa inovação, advogados, advogadas, procuradores, procuradores, promotores, promotoras e demais operadores do direito poderão realizar peticionamentos de forma unificada em processos judiciais eletrônicos, independentemente do tribunal onde o caso está em tramitação.
A nova funcionalidade, que otimiza o tempo e a produtividade dos profissionais da área jurídica, centraliza o peticionamento em uma única plataforma. Dessa forma, evita o acesso a múltiplos sistemas judiciais e oferece maior praticidade na gestão dos processos.
A implementação da ferramenta no TRT-CE contou com o apoio da advogada Rafaela Oliveira, que realizou o primeiro peticionamento intercorrente no Tribunal, especificamente na Vara do Trabalho de Tianguá.
Para realizar o peticionamento, os profissionais devem acessar o site do Portal Jus.br (https://www.jus.br/), escolher a opção “consultar processo”, inserir o número único do processo em andamento e, por fim, anexar o arquivo da petição. O documento é automaticamente disponibilizado no PJe, podendo ser acessado por meio da consulta processual ou diretamente pelo escaninho do processo, caso ainda não tenha sido apreciado.
Essa iniciativa integra a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), que tem como objetivo aprimorar a prestação de serviços digitais em todos os tribunais do país. A PDPJ-Br também abrange outros serviços como o Diário da Justiça Nacional e o Domicílio Judicial Eletrônico, promovendo uma maior transparência, eficiência e acessibilidade para todos os cidadãos. A modernização do sistema judiciário, com ferramentas como o Portal Jus.br, marca um importante avanço na digitalização da justiça no Brasil.













