logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Vice-Presidência do TRT-CE: reunião pela segurança na carnaúba

Uma fotografia interna exibe um grupo de doze pessoas, majoritariamente homens, em pé numa sala de reuniões. Eles estão vestidos com roupas casuais ou sociais leves, em frente a uma parede clara com um ar condicionado e um grande quadro de paisagem rural. Há mesas escuras nas laterais da imagem
Des. Francisco José Gomes (ao centro, de óculos, blusa branca e calça preta) e agricultores, produtores e industriais de carnaúba
Foto: Gustavo Lima

Em um passo decisivo para o fortalecimento das condições de trabalho na cadeia produtiva da carnaúba, o desembargador Francisco José Gomes da Silva, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) e um dos Gestores Regionais do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante, presidiu uma reunião no dia 29 de outubro de 2025. O encontro, que teve início às 11 horas na prefeitura de Morrinhos, reuniu agricultores, produtores e industriais da carnaúba do estado do Ceará.

O objetivo principal da reunião foi discutir e planejar ações relacionadas à cadeia de produção e extração da carnaúba, com foco na garantia de condições dignas e seguras para os trabalhadores. A iniciativa ganha ainda mais relevância após um recente acidente com vítimas fatais na região, um alerta grave para a necessidade de atenção contínua à segurança no trabalho.

O desembargador Francisco José Gomes destacou que a reunião teve um caráter orientativo e pedagógico, buscando, acima de tudo, a conscientização sobre a importância de oferecer condições seguras aos trabalhadores durante o processo de extração da carnaúba.

Pontos abordados: prevenção e direitos

Durante o encontro, o gestor regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo enfatizou que, embora a legislação e as normas de segurança sejam claras, a falta de informação adequada ou a negligência por parte de alguns empregadores ainda são desafios persistentes. Foram ressaltados pontos cruciais:

  • Uso correto de EPIs: A necessidade do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual pelos trabalhadores, garantindo sua segurança no trabalho;

  • Transporte seguro: A proibição do uso de transporte de carroceria para o deslocamento dos trabalhadores, que devem ser transportados em veículos fechados e seguros;

  • Alojamentos adequados: A importância de oferecer acampamentos ou alojamentos dignos, coibindo acampamentos ou alojamentos precários.

Fortalecimento por meio da organização e parcerias

O vice-presidente Francisco José Gomes também ressaltou a importância da organização dos produtores em associações, cooperativas ou sindicatos. Ele enfatizou que uma força coletiva é essencial para o fortalecimento do setor, possibilitando melhores condições de negociação, acesso a mercados mais vantajosos e a implementação de práticas produtivas sustentáveis e mais seguras.

A reunião foi encerrada com o agradecimento do desembargador aos presentes, e as deliberações foram consolidadas em ata.

O TRT-CE reafirma seu compromisso em atuar de forma decisiva para a erradicação do trabalho escravo e do tráfico de pessoas, promovendo um desenvolvimento social baseado na dignidade humana e no trabalho decente para todos os trabalhadores cearenses.