Conematra: Assembleia Extraordinária finaliza com formação multidimensional e liderança
- Página atualizada em 29/10/2025
A 83ª Assembleia Geral Extraordinária e Reuniões de Trabalho, co-organizada pelo Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (Ejud-7), foi finalizada hoje (29), no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE). O evento, voltado para diretores(as), coordenadores(as) e secretários(as) de Escolas Judiciais de todo o país, cumpriu seu objetivo de fortalecer o diálogo institucional e promover o alinhamento de diretrizes para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e de gestão na Justiça do Trabalho.
Destaques das palestras finais enriquecem o último dia
O segundo e último dia do encontro foi marcado por palestras que abordaram temas cruciais para o desenvolvimento e a eficiência no serviço público.Com o tema “Formação Multidimensional: Eficiência além do Direito”, o procurador federal, pós-doutor em Direito e palestrante em temas de desenvolvimento pessoal, Carlos Marden Cabral Coutinho, destacou a importância de provocar as escolas judiciais a irem além do currículo estritamente jurídico.
“A formação jurídica, claro, é muito importante, ela é central para qualquer servidor ou juiz do TRT, mas, além disso, a gente falou também sobre outras habilidades, como treinar disciplina, a administração de tempo, a forma de se comunicar, além de treinar foco e propósito, porque essas outras habilidades é que permitem que o conhecimento jurídico da pessoa seja devidamente operacionalizado”, afirmou Coutinho, defendendo a formação multidimensional como chave para a eficiência dos servidores e juízes.
Em seguida, o público acompanhou a apresentação de Paulo Eduardo Nunes Verçosa, Auditor fiscal federal, ex-coordenador geral de fiscalização da Receita Federal, e doutorando em Administração Pública e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa. O auditor abordou a palestra “Como formar líderes que engajam no serviço público”:
"Nós consideramos esse cenário onde você não tem muita flexibilidade monetária para poder engajar as pessoas, onde você tem uma realidade onde aquele funcionário, aquele servidor vai ficar por muito tempo naquele local de trabalho", explicou Verçosa. Ele revelou que o segredo para esse ambiente reside em "Trabalhar a motivação intrínseca", estratégia fundamental para gerar líderes que engajem suas equipes. "Nós temos que ver as pessoas. São as pessoas que trazem resultado. São elas que estão no nosso dia-a-dia. Se fizermos isso, não há um outro resultado, senão um bom resultado. E o que a gente faz? A gente reconhece!", finalizou Paulo Eduardo.
Encerramento ressalta a importância da colaboração
Ao final das apresentações, o seminário foi formalmente encerrado pelo diretor da Escola Judicial, Paulo Régis Machado Botelho. O desembargador agradeceu a excelência das palestras e o engajamento dos participantes. O diretor da Ejud-7 ressaltou a importância do reconhecimento do ser humano no ambiente de trabalho.
"Reconhecer, não só do lado profissional, mas do lado da amizade também, com as pessoas que são caras a nós, nós gostamos dessas pessoas, e, às vezes, uma palavra de reconhecimento, de incentivo, isso é muito importante," afirmou, destacando que o encontro conseguiu unir a discussão de assuntos atinentes às escolas, o espaço para os servidores, e o fortalecimento do relacionamento interpessoal.
Encerrando o ciclo de manifestações, a desembargadora Ruth Barbosa Sampaio, Presidente do Conematra, tomou a palavra. Junto a outras integrantes do conselho, Ruth Barbosa celebrou o sucesso da 83ª Assembleia, agradeceu a hospitalidade do TRT-CE e reforçou o aprendizado. “Eu me sinto muito gratificada por estar representando o Conselho e que a cada Conematra, nós aprendemos mais, sobretudo em melhorar o engajamento”. Conclui dizendo que “a gente procura criar esse espírito de equipe, pois todo o Tribunal ganha e cresce com essas boas práticas”.
A finalização da 83ª Assembleia Geral Extraordinária e Reuniões de Trabalho reforça o papel estratégico deste tipo de encontro como uma oportunidade de colaboração, atualização e construção coletiva para o futuro das Escolas Judiciais da Justiça do Trabalho.
O evento, realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2025, proporcionou 11 horas/aula de conteúdo, debates e trocas de experiência, consolidando a parceria entre o Conematra a Ejud-7 na busca pela excelência na formação da magistratura trabalhista.













