Pop Rua Jud (TRT-CE) atua em nova Política Municipal Contra Violência e Drogas
- Página atualizada em 24/10/2025
No dia 23 de outubro, o desembargador José Antônio Parente da Silva, ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) e coordenador do Comitê Pop Rua Jud, participou do lançamento da nova Política Municipal de Prevenção à Violência e Drogas. Esta política foi anunciada pelo Prefeito Evandro Leitão no Paço Municipal e busca fortalecer as estratégias de prevenção e expandir o acolhimento a indivíduos que utilizam substâncias como álcool e drogas ilícitas.
A iniciativa, liderada pelo Prefeito Evandro Leitão, contou com a presença da Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), Marta Machado, que destacou a relevância da colaboração entre os governos Federal e Municipal na elaboração de políticas públicas integradas. Também estiveram presentes o Secretário da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas de Fortaleza, Técio Nunes, além de outras autoridades e representantes de instituições públicas e privadas. "Estamos unindo forças entre governos, universidades, sociedade civil e iniciativa privada para oferecer caminhos reais de transformação social".
Durante o evento, foi anunciada a criação de três unidades da Casa Fortaleza, que funcionarão como centros de acolhimento, inclusão social e acesso a direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. O Prefeito Evandro Leitão enfatizou que esta nova política contará com o apoio dos poderes da União e do Estado, bem como a cooperação de universidades públicas e da iniciativa privada.
Comitê Local Pop Rua Jud
O Comitê Local Pop Rua Jud, sob a coordenação do desembargador Parente, ouvidor do TRT-CE, congrega autoridades, instituições públicas e privadas e movimentos sociais. Este comitê promove políticas públicas, ações comunitárias e a cidadania, assegurando o acesso à justiça e estratégias de inclusão para a população em situação de rua. O Comitê Pop Rua Jud do Ceará é uma instituição multissetorial do Sistema de Justiça do Ceará, com o objetivo de facilitar o acesso à justiça e aos direitos sociais para pessoas em situação de rua. A iniciativa visa proporcionar acesso a serviços essenciais, como orientação jurídica e emissão de documentos, por meio de mutirões e ações diretas nas comunidades, garantindo dignidade, inclusão e cidadania a essa população.













