logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Seminário Internacional em Madri discute Novas Tecnologias e Relações de Trabalho

Um salão de conferências com cortinas amarelas no fundo. Três pessoas (duas mulheres e um homem no centro) estão sentadas em uma mesa escura. No telão, acima deles, lê-se "Protección de datos de la persona trabajadora...".
Painel sobre proteção de dados na IA, presidido pelo des. Paulo Régis Botelho

O futuro do Direito do Trabalho foi o tema central do "Seminário Internacional Brasil-Espanha de Direito do Trabalho", que discutiu as "Nuevas Tecnologías y Relaciones de Trabajo" nos dias 23 e 24 de outubro de 2025. O evento foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madrid (UCM), sendo uma iniciativa conjunta da UCM e da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT).  

Três pessoas (duas mulheres e um homem no centro) estão sentadas em uma mesa de madeira escura com microfones e copos d'água, durante uma conferência. Ao fundo, um telão parcial mostra o nome "Professora Ana Belén Muñoz Ruiz". O homem do centro está falando e gesticulando.
Professora Ana Belén Muñoz Ruíz, des. Paulo Régis Botelho e o juiz Julio Bebber

O evento contou com a participação do desembargador Paulo Régis Machado Botelho, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) e membro da ABDT. O magistrado presidiu uma das mesas de debate no dia 24 de outubro, abordando um tema crucial: "Proteção de dados da pessoa trabalhadora na coleta, processamento e armazenamento pela IA". Os debatedores foram o juiz Julio Bebber (TRT-24/membro da ABDT) e a professora Ana Belén Muñoz Ruíz, da Universidade Carlos III Madri.

Da esq. para direita: Ministro do TST Augusto César Leite (diretor da Escola Nacional de Formação), Ministro do TST Alexandre Agra Belmonte (presidente da Academia de Direito do Trabalho), professor da Universidad Complutense de Madrid Joaquín García Murcia e Janyo Diniz, CEO do Grupo Ser Educacional

A comitiva brasileira foi recepcionada pelo professor Joaquín García Murcia, catedrático de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidade Complutense de Madrid (UCM). O professor, que também integra o departamento de Direito do Trabalho da UCM, participou da Cerimônia de Abertura do evento e proferiu uma das palestras.

O encontro reuniu diversos operadores do Direito, incluindo Ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), magistrados, advogados, e professores de universidades brasileiras e espanholas .

A relevância do encontro foi reforçada pelo apoio institucional de entidades como a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Programação

Durante os dois dias, a programação cobriu uma vasta gama de tópicos, incluindo:

  • A evolução tecnológica e a proteção constitucional laboral;

  • Os desafios sindicais diante das novas tecnologias e a negociação coletiva;

  • A prevenção e combate ao assédio e violência no local de trabalho;

  • As plataformas digitais laborais e as novas configurações de trabalho e de empresa;

  • O teletrabalho, a redução de jornada e o direito à desconexão;

  • O controle algorítmico e a inteligência artificial nas relações laborais.