TRT-CE prestigiou lançamento de Programa de Saúde da Mulher na Fiec
- Página atualizada em 26/09/2025

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE), por meio do Programa Trabalho Seguro, enviou uma comitiva para o lançamento do programa “365 Dias com Elas” do Serviço Social da Indústria (SESI-CE). O evento, que foca na prevenção e tratamento do câncer em mulheres, ocorreu nesta quinta-feira, 26 de setembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza.
A presença do TRT-CE no evento demonstra o apoio e o alinhamento do Programa Trabalho Seguro às iniciativas da FIEC que visam a qualidade de vida, a segurança e a saúde das trabalhadoras. A comitiva do Tribunal foi composta pelo coordenador da Seção de Apoio aos Programas Regionais, Osvaldo Severiano, e pela assessora de Comunicação Social, Marjorie Marshall, além de outros integrantes.
"365 Dias com Elas": Cuidado Contínuo e Prevenção
O programa do SESI-CE tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico precoce e a assistência integral a mulheres com câncer de mama ou de colo de útero. A iniciativa busca engajar e conscientizar para estender o cuidado para todos os dias do ano, e não apenas durante o Outubro Rosa.
"Nossa ideia é de que o cuidado com as mulheres [em relação à prevenção ao câncer] não deve ser apenas no mês de Outubro. Ele deve ocorrer nos 365 dias do ano," afirmou Veridiana Sales, Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin/SESI).
Para alcançar seus objetivos, o programa conta com a união de forças de diversas instituições, como o Grupo Mulheres do Brasil, o Governo do Estado do Ceará, e a Universidade Federal do Ceará, esta última por meio do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON). O TRT-CE apoia o tema, que é fundamental para a saúde do trabalhador.

Serviços oferecidos e foco no autocuidado
A jornalista Taís Lopes atuou como mestre de cerimônias do evento, que contou com uma série de atividades e serviços para o público. Os participantes tiveram acesso a serviços de saúde gratuitos, incluindo: vacinação, medição com balança de bioimpedância, e orientações com profissionais de promoção da saúde e nutricionistas. O lançamento também contou com a apresentação artística do maestro Gladson Carvalho.
O evento reforçou a importância do autocuidado com a mesa redonda “Mulher em Equilíbrio: Autocuidado como Ferramenta de Saúde e Bem-Estar”, mediada pela jornalista Anézia Gomes, Coordenadora de Jornalismo da FIEC. O painel teve a participação de:
-
Ana Karine Borges, coordenadora de Imunização do Ceará;
-
Amanda Gaspar Silva Gomes, nutricionista do SESI CE;
-
Keila Celestino, profissional de Educação Física do SESI CE;
-
Mara Tavares, diretora-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual);
-
Annette Reeves de Castro, co-fundadora e conselheira do Grupo Mulheres do Brasil.

Diagnóstico precoce salva vidas
O médico mastologista Luiz Porto, Presidente do GEEON (Grupo de Educação e Estudos Oncológicos), alertou que o câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil. O profissional frisou que o diagnóstico precoce é a chave para a cura. "Para poder curar o câncer, é preciso que ele seja diagnosticado na fase inicial. E a mamografia é um excelente exame para diagnosticar precocemente a doença e que dá uma curabilidade, no início, de quase 90%."
A jornalista Elayne Costa, do Sistema FIEC, emocionou os presentes ao compartilhar sua jornada de tratamento e reforçar: "O diagnóstico precoce fez toda a diferença para o meu tratamento."

Os pilares do programa são: Sensibilização e Conscientização, Prevenção e Diagnóstico, e Tratamento e Acompanhamento. As ações preveem consultas, vacinação, exames de rastreamento em empresas e suporte da Rede SESI de Clínicas.
Programa Trabalho Seguro
O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa nacional do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Seu objetivo é a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, fortalecendo a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
No Ceará, a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto são os gestores regionais. Eles realizam visitas a empresas, promovem campanhas e eventos para debater e aprimorar as ações de saúde e segurança. O programa mantém diversas parcerias ativas com instituições públicas e privadas para potencializar a conscientização sobre a saúde do trabalhador em todo o estado.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Fiec