Parceria pela Vida: TRT-CE e Vicunha se unem na Prevenção ao Suicídio e lançam cartilha
- Página atualizada em 08/09/2025

Em um gesto significativo de compromisso com a saúde mental, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-CE) recebeu, no dia 3 de setembro, representantes da empresa Vicunha para a entrega de exemplares da Cartilha de Prevenção ao Suicídio. A visita ocorreu no gabinete da desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, gestora do Programa Trabalho Seguro, e faz parte da campanha nacional Setembro Amarelo.

A desembargadora Regina Gláucia e o chefe da Seção de Apoio aos Programas Regionais, Osvaldo Severiano Ribeiro, receberam o gerente-geral Cristiano Gomes e a Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida Juliana, da Vicunha. Na ocasião, a empresa entregou 1.000 exemplares da cartilha ao TRT-CE, que serão distribuídos para magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. A tiragem total foi de 2.000 exemplares, sendo que a Vicunha se responsabilizou pela distribuição dos outros 1.000 em suas unidades.

Cartilha de Prevenção ao Suicídio
A cartilha, elaborada pela Secretaria de Saúde (SS) do TRT-CE em parceria com o Programa Trabalho Seguro, foi pensada para orientar e conscientizar sobre a vigilância e a prevenção do suicídio. O material traz uma mensagem da presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchôa, e um prefácio da gestora do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Regina Gláucia.
O conteúdo aborda de forma clara e acessível os conceitos, fatores de risco e de proteção relacionados ao suicídio, além de orientar sobre os sinais de alerta e as melhores formas de oferecer ajuda. A publicação também indica o que falar e o que evitar em conversas com pessoas em sofrimento e onde buscar apoio especializado. No final, há uma seção dedicada a explicar o Programa Trabalho Seguro e sua importância na promoção de ambientes laborais seguros.
Enquanto o TRT-CE lançou a cartilha virtualmente em setembro de 2024 e se prepara para o lançamento da versão física neste mês, a Vicunha fará o seu próprio lançamento interno no dia 17 de setembro, reforçando a parceria e a disseminação de informações vitais para a saúde mental.
Todas essas ações são conduzidas pelos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, que trabalham ativamente para construir um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e acolhedor para todos.