TRT-CE celebra o Dia do Estagiário com evento para mais de 80 estudantes
- Página atualizada em 22/08/2025

Em um evento que reuniu mais de 80 estagiários, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), através do Programa Fada Madrinha, celebrou o Dia do Estagiário e da Estagiária. A comemoração, realizada no auditório da Escola Judicial, contou com a presença de instrutores das oficinas, gestores do Tribunal e integrantes do subcomitê gestor do Programa.
A data, estabelecida em 1982 pelo Decreto nº 87.497/82, reforça a importância da jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional no ambiente de trabalho. O evento foi marcado por uma recepção calorosa, que incluiu um coffee break, discursos inspiradores, apresentações culturais, entrega de certificados e brindes e o reconhecimento do empenho dos jovens talentos.

Destaques da programação
A solenidade teve início com a exibição de um vídeo sobre os objetivos e ações sociais do Programa Fada Madrinha 2025. O vídeo, que contou com a participação dos estagiários, mostrou o impacto positivo da iniciativa.
O público foi presenteado com apresentação do Coral Sétima Voz, sob a regência da maestrina Jacqueline Jucá e acompanhamento do músico Gonzaga Leite. O coral, teve nesta ocasião, a participação especial dos sanfoneiros Tiago Rodrigues e Márcio Lima, entoando as canções "Ô Chuva", "Cometa Mambembe" e "Dona de Mim".
A artista Andréa Rocha, caracterizada como a icônica Maria Bonita e acompanhada pelo sanfoneiro Tiago Rodrigues, trouxeram um momento de leveza e humor, interagindo com a plateia e presenteando os estudantes.

Discursos e reconhecimentos
Os discursos mencionaram a importância do estágio para a formação profissional. O secretário-geral da Presidência do TRT-CE, Fernando Freitas, um dos instrutores das oficinas do Programa Fada Madrinha, fez uso da palavra em nome da Administração. Também esteve presente, o diretor de Gestão de Pessoas, Joarez Dallago.
A juíza do trabalho substituta Ana Caroline Bento Maciel Freitas, representante do Programa Fada Madrinha, ressaltou a importância da capacitação e a relevância da iniciativa, que nasceu “com os corações”.

O diretor da Coordenadoria de Informações Funcionais, Luiz Carlos Machado, celebrou os prêmios recebidos pelo programa de estágio do Regional e homenageou a ex-estagiária Beatriz Monteiro Maciel, que contribuiu para a capacitação dos novos ingressantes.

A oradora da turma, Taynan Barbosa de Castro, da Secretaria Administrativa, também emocionou a todos com um discurso motivacional, finalizado com uma bela poesia de sua autoria. A estudante tem um perfil do poesias, intitulado Uniiversuss.

A estagiária Cicera Vileuda de Lavor Sobreira, da 1ª Vara do Trabalho de Maracanaú, compartilhou uma inspiradora mensagem sobre a importância de aproveitar as oportunidades e não desistir dos sonhos.
Premiações e sorteios
Ao final do evento, foram entregues certificados e brindes aos palestrantes das oficinas do Programa Fada Madrinha e aos estagiários que concluíram mais de 50% da capacitação. A entrega foi feita por integrantes do Subcomitê Gestor.
A grande atração do encerramento foi o sorteio de brindes, incluindo quatro smartphones e um notebook, patrocinados pela Administração do TRT-CE. Os ganhadores foram:
-
Sérgio Oliveira Ferreira (Secretaria da 1ª Turma)
-
Sebastiana Sena de Carvalho (VT de São Gonçalo do Amarante).
-
Ingrid Paiva Costa (Seção Médica, Odontológica e Fisioterapêutica).
-
Weyda Layane de Souza Barrozo (Seção de Estágio)
-
Gustavo Ferreira Lima Amaral (Coordenadoria de Comunicação Social)

Sérgio Oliveira destacou que estava há dois anos sem celular e expressou sua gratidão. O estudante afirmou que participou das oficinas do programa e frequenta o evento do Dia do Estagiário há dois anos consecutivos.

Weyda Layane ressaltou a importância do prêmio para a sua família. A estagiária de Administração disse que o celular “veio em boa hora”, pois vai usá-lo e presentear o pai com o seu antigo celular, que estava sem aparelho. Weyda ainda destacou o formato do evento e a interatividade da apresentação de Maria Bonita como pontos altos da celebração.
Já Gustavo Lima que, mesmo de férias, compareceu ao evento e foi o sortudo a levar para casa o notebook. Gustavo é estudante de Jornalismo e está lotado na Comunicação Social.

Próximas ações do Programa Fada Madrinha
O Subcomitê Gestor, que conta com a juíza do trabalho Ana Caroline Bento Maciel Freitas como conselheira, é composto por Jamille Ipiranga de Lima (coordenadora), Adalgiza Neuza de Oliveira Sucupira (vice-coordenadora) e as servidoras Ana Cláudia Arcoverde, Ana Karina Menezes, Carmecilda Maria Moura, Flávia Andrea Queiroz, Joélia de Sousa, Rejane Maria Façanha e Sylvianne Fontenele. A equipe agradeceu a participação de todos e anunciou os próximos passos do programa.
Estão programados mais dois eventos para os participantes do Programa Fada Madrinha:
-
05 de setembro: oficina de elaboração de cartas na biblioteca do TRT-CE, das 9h às 12h.
-
21 de outubro: ação social no Parque Leblon, com saída do TRT-CE às 8h30. As cartas elaboradas serão entregues a idosos que participam do projeto.
A celebração do Dia do Estagiário reforçou o compromisso do TRT-CE com a formação e o desenvolvimento de jovens talentos, proporcionando um ambiente de aprendizado e oportunidades.