logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Semana do Meio Ambiente na Justiça do Trabalho do Ceará focou combate às mudanças climáticas

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) realizou a Semana do Meio Ambiente 2025 no período de 30 de maio a 4 de junho. Durante a campanha, houve palestras, oficinas e ações de comunicação social abordando o tema “O TRT-CE no combate às mudanças climáticas – Ações de mitigação eficazes e eficiência energética”. A iniciativa do TRT-CE, em parceria com a Escola Judicial, a Comissão Permanente de Gestão Ambiental e a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, teve como objetivo apresentar práticas de sustentabilidade já aplicadas pela Justiça do Trabalho do Ceará, além de discutir temas relevantes na área ambiental.

Desembargador Plauto concedendo entrevista sobre a Semana do Meio Ambiente

O coordenador da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TRT-CE,  desembargador Plauto Carneiro Porto, falou sobre a iniciativa.  “A comissão foi criada para implementar ações com vista a melhorar o meio ambiente. Já estamos chegando no limite da irreversibilidade, ou seja, se nós tomarmos todas as medidas hoje, provavelmente alcançaremos apenas a estagnação da situação atual e não uma reversão dos seus efeitos”, ressaltou o magistrado.

O desembargador Plauto Carneiro Porto citou algumas iniciativas da Justiça do Trabalho do Ceará para mitigação e compensação, que estão previstas no Plano de Descarbonização, como a substituição de lâmpadas, instalação de usinas fotovoltaicas, novo sistema de ar condicionado, ampliação da coleta seletiva e um projeto de reflorestamento.

Palestra de abertura

A palestra de abertura do evento, ministrada por Jackson Bertamoni de Lima (TRT-13/PB), abordou o conceito de sustentabilidade e seus marcos históricos, destacando a criação da Política de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário e as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O palestrante enfatizou o alinhamento dessa política com a Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Oficinas

No segundo dia da Semana do Meio Ambiente 2025, foi realizada oficina sobre o Programa Justiça Carbono Zero e o Plano de Descarbonização do órgão. O evento teve como facilitadora a servidora Deven Moura Miller, assessora de Governança, Contratações, Obras e Sustentabilidade do TRT-CE. A capacitação ocorreu na manhã da segunda-feira (2/6), de modo telepresencial.

A oficina focou na experiência do TRT-CE no combate às mudanças climáticas e na busca pela neutralidade de carbono, alinhada às diretrizes do Programa Justiça Carbono Zero e ao Plano de Descarbonização, ambos inseridos no Plano de Logística Sustentável (PLS). A oficina abordou os principais eixos do Pacto: educação ambiental, julgamentos climáticos, adoção de práticas eficientes de recursos e energia (gestão sustentável), e alinhamento com o Prêmio CNJ de Qualidade. 

Seguindo a programação da Semana, o TRT-CE promoveu a oficina "Eficiência Energética e Combate às Mudanças Climáticas". O evento, ocorrido nesta terça-feira (3/6) e ministrado pelos servidores André Firmino Gonzaga e Rafael Martins Gomes Nascimento, detalhou os expressivos resultados obtidos com a modernização dos sistemas de climatização e o investimento em usinas de energia solar fotovoltaica, ações que geraram economia financeira, redução do impacto ambiental e melhorias no ambiente de trabalho.

Vídeo

Para marcar o encerramento da Semana do Meio Ambiente 2025, no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Justiça do Trabalho do Ceará lançou um vídeo especial sobre as iniciativas que têm adotado com fins de alcançar a neutralização da emissão de carbono. Esta ação conjunta é da Comissão Permanente de Gestão Ambiental e da Comissão Gestora do Plano Logística Sustentável do TRT-CE. Assista: