Semana do Meio Ambiente na Justiça do Trabalho do Ceará focou combate às mudanças climáticas
- Página atualizada em 10/06/2025
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) realizou a Semana do Meio Ambiente 2025 no período de 30 de maio a 4 de junho. Durante a campanha, houve palestras, oficinas e ações de comunicação social abordando o tema “O TRT-CE no combate às mudanças climáticas – Ações de mitigação eficazes e eficiência energética”. A iniciativa do TRT-CE, em parceria com a Escola Judicial, a Comissão Permanente de Gestão Ambiental e a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, teve como objetivo apresentar práticas de sustentabilidade já aplicadas pela Justiça do Trabalho do Ceará, além de discutir temas relevantes na área ambiental.

O coordenador da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TRT-CE, desembargador Plauto Carneiro Porto, falou sobre a iniciativa. “A comissão foi criada para implementar ações com vista a melhorar o meio ambiente. Já estamos chegando no limite da irreversibilidade, ou seja, se nós tomarmos todas as medidas hoje, provavelmente alcançaremos apenas a estagnação da situação atual e não uma reversão dos seus efeitos”, ressaltou o magistrado.
O desembargador Plauto Carneiro Porto citou algumas iniciativas da Justiça do Trabalho do Ceará para mitigação e compensação, que estão previstas no Plano de Descarbonização, como a substituição de lâmpadas, instalação de usinas fotovoltaicas, novo sistema de ar condicionado, ampliação da coleta seletiva e um projeto de reflorestamento.
Palestra de abertura
A palestra de abertura do evento, ministrada por Jackson Bertamoni de Lima (TRT-13/PB), abordou o conceito de sustentabilidade e seus marcos históricos, destacando a criação da Política de Responsabilidade Socioambiental do Poder Judiciário e as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O palestrante enfatizou o alinhamento dessa política com a Agenda 2030 da ONU e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Oficinas
No segundo dia da Semana do Meio Ambiente 2025, foi realizada oficina sobre o Programa Justiça Carbono Zero e o Plano de Descarbonização do órgão. O evento teve como facilitadora a servidora Deven Moura Miller, assessora de Governança, Contratações, Obras e Sustentabilidade do TRT-CE. A capacitação ocorreu na manhã da segunda-feira (2/6), de modo telepresencial.
A oficina focou na experiência do TRT-CE no combate às mudanças climáticas e na busca pela neutralidade de carbono, alinhada às diretrizes do Programa Justiça Carbono Zero e ao Plano de Descarbonização, ambos inseridos no Plano de Logística Sustentável (PLS). A oficina abordou os principais eixos do Pacto: educação ambiental, julgamentos climáticos, adoção de práticas eficientes de recursos e energia (gestão sustentável), e alinhamento com o Prêmio CNJ de Qualidade.
Seguindo a programação da Semana, o TRT-CE promoveu a oficina "Eficiência Energética e Combate às Mudanças Climáticas". O evento, ocorrido nesta terça-feira (3/6) e ministrado pelos servidores André Firmino Gonzaga e Rafael Martins Gomes Nascimento, detalhou os expressivos resultados obtidos com a modernização dos sistemas de climatização e o investimento em usinas de energia solar fotovoltaica, ações que geraram economia financeira, redução do impacto ambiental e melhorias no ambiente de trabalho.
Vídeo
Para marcar o encerramento da Semana do Meio Ambiente 2025, no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Justiça do Trabalho do Ceará lançou um vídeo especial sobre as iniciativas que têm adotado com fins de alcançar a neutralização da emissão de carbono. Esta ação conjunta é da Comissão Permanente de Gestão Ambiental e da Comissão Gestora do Plano Logística Sustentável do TRT-CE. Assista: