logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Dia do Trabalhador é comemorado na Assembleia Legislativa com participação do TRT-CE

A imagem mostra o plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, conhecido como "Plenário 13 de Maio". Vários indivíduos, aparentemente em uma sessão ou cerimônia oficial, estão posicionados atrás de uma bancada com microfones e placas de identificação. Ao fundo, na parede, destaca-se a inscrição "Plenário 13 de Maio" em letras douradas, acompanhada de uma escultura de Jesus Cristo crucificado e duas bandeiras (do Brasil e do Ceará) posicionadas simetricamente. A sala possui um design moderno com painéis verticais claros na parede.
Mesa de autoridades da solenidade da Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde da segunda-feira (5/5), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente em 1º de Maio. A cerimônia atendeu a requerimento do deputado estadual De Assis Diniz (PT) e abordou temas como o fim da escala 6x1, fortalecimento dos direitos trabalhistas e justiça social. A desembargadora Fernanda Uchoa, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), compôs a mesa de autoridades e fez um pronunciamento para os trabalhadores e trabalhadoras.

Uma mulher de meia-idade com cabelos castanhos está em pé atrás de um pódio em uma sala com painéis de madeira. Ela veste um blazer preto sobre uma blusa branca e parece estar falando em um microfone. Atrás dela, na parede de madeira, há um brasão e a palavra "ALECE" em letras grandes, seguidas pela inscrição menor "ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ". O pódio é de cor clara e tem um formato cônico. O chão ao redor do pódio é verde-azulado.
Presidente do TRT-CE, desembargadora Fernanda Uchoa

A magistrada avaliou que o Dia do Trabalhador é uma data que, além de se destinar à celebração, propõe-se como um momento de reflexão a respeito do valor social do trabalho. “O mundo do trabalho está em constante transformação, a evolução tecnológica, os novos formatos de contratação e a expansão do trabalho por plataformas digitais impõem desafios regulatórios e éditos que não podem ser ignorados. Cabe a todos e a todas repensar essas estruturas e construir pontes entre o progresso econômico e a justiça social”, apontou a presidente do TRT-CE.

Ela também demonstrou preocupação com a persistência, em nossa sociedade, de práticas que afrontam os princípios constitucionais da cidadania e da dignidade da pessoa humana, como o trabalho análogo ao de escravo, a precarização das relações laborais, o assédio em suas diversas formas e a exploração de vulnerabilidades.

A imagem apresenta uma mulher de pele clara e cabelos escuros, vestindo um blazer vermelho sobre uma blusa preta, sorrindo enquanto está posicionada atrás de um púlpito claro com um microfone. Ao fundo, na parede revestida de madeira, destaca-se um brasão colorido com a inscrição "ALECE" em letras grandes à direita. A mulher parece estar em um ambiente oficial, possivelmente discursando ou participando de um evento formal. Um objeto de vidro, talvez um copo, é visível à esquerda do púlpito.
Geórgia Aragão, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará

“A cada dia 1º de Maio, deve-se renovar o compromisso institucional com a promoção do trabalho decente, com a erradicação das formas degradantes de prestação laboral e com a defesa intransigente dos direitos fundamentais do trabalhador e da trabalhadora. E é com essa consciência que seguimos firmes, somando esforços por um Brasil mais humano, inclusivo e solidário – onde o progresso não sacrifique a equidade, e onde o desenvolvimento caminhe de mãos dadas com o respeito à vida, à natureza e à Justiça”, finalizou a desembargadora.

Em seu discurso, o deputado estadual De Assis Diniz criticou a flexibilização das relações de trabalho, também chamada “uberização”, e defendeu o fortalecimento dos direitos trabalhistas. “Nós, que lutamos e brigamos enquanto representantes do movimento sindical, sabemos que há valores que não podem estar em uma mesa de negociação, principalmente quando esta mesa não tem a devida proteção e cabe aos que julgam, aos que governam, entender que defender e proteger está sempre no imaginário das suas decisões”, apontou o parlamentar. 

A imagem mostra um auditório ou plenário com várias pessoas sentadas em cadeiras, voltadas para uma área onde uma mulher está falando ao microfone em um púlpito com a inscrição "ALECE". Ao fundo, há uma tela grande exibindo a mesma mulher e o brasão da "ALECE". Uma bandeira verde e branca com um desenho estilizado de um chapéu de vaqueiro e estrelas está pendurada no alto da parede. Algumas pessoas na plateia parecem estar atentas ao orador, enquanto outras conversam. Um homem com máscara está de pé perto de uma porta ao lado direito da área de apresentação. O ambiente sugere um evento formal ou uma sessão legislativa.
Plenário da Assembleia Legislativa estava repleta de representantes de diversas categorias de trabalhadores

Geórgia Aragão, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, ressaltou que a atuação das instituições em prol dos direitos trabalhistas não deve se dar de forma isolada. “É essencial a parceria com outros órgãos, a exemplo do TRT da 7ª Região, da Superintendência Regional do Trabalho, Cerest e de entidades sindicais. Somente com essa atuação coordenada podemos garantir os direitos de trabalhadoras e trabalhadores”, afirmou.

Compuseram ainda a mesa de autoridades do evento o deputado estadual Guilherme Sampaio; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Antônio José Mota, representando o prefeito Evandro Leitão; o secretário executivo da Articulação Política do Ceará, Antônio Carlos, representando o Governo do Estado do Ceará; o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE), Will Pereira; e a secretária de Organização da CUT do Brasil, Graça Costa.

Homenageados

Na sequência da solenidade, diversos trabalhadores e trabalhadoras foram homenageados. Em nome dos agraciados, o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores/as Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Jonathan Magalhães, disse que a homenagem se estende a toda a classe trabalhadora e exaltou a categoria dos agricultores familiares. “Por dias melhores para a agricultura familiar, para que nós possamos cada vez mais ter as políticas públicas e desenvolvimento para o campo”, declarou.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação Social da Alece