logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Selo 100% PJe
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-CE participa de reunião histórica para criação do Plano Estadual de Políticas Penais

quatro homens de terno e gravata e uma mulher de blazer sentados na frente de um telão que exibe fotos; um deles fala ao microfone
Reunião ocorreu no auditório do TRT-CE

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) participou ativamente da reunião do Comitê Estadual de Políticas Penais, realizada no dia 7 de abril, no auditório do órgão. O encontro reuniu representantes de diversas instituições, como o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Coispe/SAP), OAB-CE, entre outras, com o objetivo de construir o Plano Estadual de Políticas Penais.

Veja mais fotos aqui.

O desembargador José Antônio Parente da Silva, ouvidor do TRT-CE, abriu a reunião destacando a importância do trabalho na ressocialização de pessoas privadas de liberdade. O juiz Raynes Viana de Vasconcelos, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do TJCE, ressaltou o engajamento do TRT-CE na iniciativa e a relevância da colaboração entre os Poderes Judiciário e Executivo.

O juiz detalhou o Plano Nacional Pena Justa (CNJ e Ministério da Justiça) e o processo de construção do Plano Estadual, dividido em quatro eixos temáticos: Porta de Entrada, Permanência no Sistema Prisional, Saída do Sistema e Políticas de Não Repetição do Problema. Ele destacou a importância da criação de 21 Câmaras Temáticas, incluindo as de Trabalho e Escritório Social, para a elaboração de propostas concretas. O cronograma estabelecido prevê a finalização do Plano Estadual até 25 de julho, para envio ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Os participantes contribuíram com importantes observações e questionamentos, destacando a necessidade de dados sobre a oferta de trabalho no sistema prisional, a reincidência criminal e o combate ao racismo institucional.

O desembargador Parente abordou a importância das Leis Estadual e Municipal de cotas de emprego para egressos e a ampliação de vagas em concessionárias públicas. A defensora pública Aline Miranda apresentou o trabalho do Grupo Mulheres do Brasil, que promove o artesanato e o e-commerce para mulheres presas e egressas, e sugeriu a criação de um banco de dados integrado para conectar pessoas e oportunidades.

A reunião também contou com a participação de representantes do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e Fórum Cearense de Mulheres, além de representantes da Pastoral Carcerária e do Conselho da Comunidade.

Ao final, foram eleitos os coordenadores das Câmaras Temáticas de Política do Trabalho (des. Antonio Parente) e do Escritório Social (assessor da Presidência do IDT, Antenor Tenório de Brito Júnior), demonstrando o avanço na construção do Plano Estadual.

“O TRT-CE reforça seu compromisso com a ressocialização e a construção de um sistema prisional mais justo e eficiente no Ceará”, finalizou o ouvidor Parente.