Logo
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Divisão de Saúde orienta sobre coronavírus e importância da higienização das mãos

De acordo com dados divulgados até esta segunda-feira (16/3) pelo Ministério da Saúde, há 234 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no Brasil. No Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado já confirmou nove casos. A estimativa é de que haja um aumento de pessoas contaminadas nas próximas semanas. Diante desse cenário, o Setor Médico do TRT/CE está adotando ações de prevenção e orientação para esclarecer o corpo funcional sobre o coronavírus.

 

Divisão de Saúde

Thaís Evangelista Brito, diretora da Divisão de Saúde, explicitou que foi iniciada campanha informativa com a distribuição de panfletos e cartazes nos elevadores, além da remessa de material informativo para as unidades judiciárias e administrativas. A gestora comunicou que está sendo aberto processo administrativo emergencial para a aquisição de reforço de materiais como álcool em gel, máscaras, entre outros itens.

O médico do trabalho Fernando Antônio Sá de Araújo alerta que o coronavírus é uma enfermidade recente para a qual ainda não existe vacina e recomenda alguns cuidados simples a serem tomados. “Utilizar bastante água e sabão para lavar as mãos, evitar tocar no rosto, abraçar pessoas e falar próximo. O mais importante é fazer a prevenção, evitar aglomerações, não ir para shows, cinemas, pois são lugares que existe uma grande quantidade de pessoas”, adverte o profissional.

Em relação às situações em que haja suspeita de doença, o médico Fernando Sá reforça que não se deve ir ao trabalho e procurar uma emergência médica.

Sintomas

Febre, cansaço, tosse, dores, congestão e corrimento nasal, dor de garganta e dificuldade para respirar. Os sinais clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum.

Tratamento

Não existe tratamento específico para infecções por coronavírus até o momento. Dessa forma, no caso do novo coronavírus, é indicado repouso, ingestão de bastante água e líquidos e outras medidas para aliviar os sintomas, de acordo com cada caso, tais como: uso de medicamentos para dor e febre e uso de umidificador no quarto. Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável pelo caso. 

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, já que atualmente não existe vacina para Covid-19. Recomenda-se:

- Lavar as mãos com frequência, com água e sabão, ou então higienizar com álcool em gel 70%;
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos;
- Colocar um anteparo na boca ao tossir ou espirrar (cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável);
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, como o celular;
- Máscara para proteção apenas para quem está tossindo, para impedir que se eliminem gotículas no ambiente e nesse caso deverá ser trocada a cada duas ou três horas, segurando pelo elástico posicionado atrás da orelha;
- Evitar contatos físicos com pessoas sintomáticas (qualquer gripe).
- Proceder à distância de, no mínimo, um metro de qualquer pessoa com sintomas respiratórios (por exemplo, espirro e tosse);
- Deixar as bancadas e estações de trabalho livres de objetos, para que se proceda à higienização e diminua a possibilidade de contaminação de objetos de trabalho;
- Melhorar, onde for possível, a ventilação local;
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
- Evitar aglomerações.

 

 

 

 

Perguntas frequentes:

Como procedo em caso de consultas agendadas anteriormente?
Se está apresentando sintomas gripais, recomenda-se reagendar a consulta para data oportuna. 

Vou viajar para um local com casos de coronavírus. O que faço?
Avalie a necessidade real da viagem e adie se possível. Se for inevitável, previna-se e siga as orientações das autoridades de saúde do local. 

Voltei de viagem de um local com casos de coronavírus ou tive contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nestes locais. O que faço?

Fique atento a sua condição de saúde, principalmente nos primeiros 14 dias.

Caso apresente sintomas como febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure uma unidade de saúde e informe o seu histórico de viagem ou de contato com o viajante.

Segue cartilha da Secretaria de Saúde dando maiores orientações.

Site

Estão disponíveis sites que esclarecem sobre o coronavírus e desmentem notícias falsas, onde se pode chegar a veracidade de informações sobre o Covid-19.

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Curso gratuito

A Organização Mundial de Saúde (OMS) oferece curso gratuito, que fornece noções sobre os vírus respiratórios emergentes, inclusive o novo coronavírus.

Inscreva-se aqui.

Vídeos

Assista a vídeos sobre o assunto: