Artefato: Ata de Reunião
É um documento que registra resumidamente as ocorrências, deliberações, resoluções e decisões de reuniões ou assembléias.
Domínios: Gerência de Projetos
Tipos de Produto de Trabalho: Artefato Gerencial
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Para evitar qualquer modificação posterior a ata deve ser redigida de tal maneira que isso não seja possível:

  • Sem parágrafos ou alíneas, ocupando todo o espaço da página;
  • Sem abreviaturas;
  • Números escritos por extenso;
  • Sem rasuras nem emendas;
  • Sem uso de corretivo
  • Com verbo no tempo pretérito perfeito do indicativo;
  • Com verbo de elocução para registrar as diferentes opiniões.

Se o relator cometer um erro, deve empregar a partícula retificativa “digo”, como neste exemplo: “Aos dezesseis dias do mês de julho, digo, de junho, de dois mil e cinco...” 

Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se em tempo: “Em tempo: Onde se lê julho, leia-se junho”. 

Ilustrações