Função: Gerente de Projeto
Um gerente de projetos é um profissional no campo de gerência de projetos que tem a responsabilidade de planejar e controlar a execução de projetos em diversas áreas de atuação, como a construção civil, arquitetura, desenvolvimento de software entre outras áreas.
Relacionamentos
Descrição Principal

As habilidades e a experiência necessárias para desempenhar o papel Gerente de Projeto dependem do tamanho e da complexidade técnica e de gerenciamento do projeto, porém, em graus variados. Para desempenhar o papel Gerente de Projeto conforme definido pelo Rational Unified Process (RUP), você deve:

  • Possuir habilidades de análise e gerenciamento de riscos, estimativa, planejamento e análise de decisões;
  • Possuir habilidades de apresentação, comunicação e negociação;
  • Mostrar capacidade de liderança e de desenvolver o espírito de equipe;
  • Possuir boa capacidade de gerenciamento de tempo e triagem e um histórico de decisões acertadas tomadas rapidamente em situações de stress;
  • Possuir boas habilidades de relacionamento interpessoal e mostrar opinião sensata na seleção de pessoal;
  • Ser objetivo na definição e avaliação do trabalho, assegurando a participação de toda a equipe;
  • Compartilhar a visão de arquitetura, mas ser pragmático no escopo e na implementação de planos e completamente honesto na avaliação dos resultados;
  • Ter como objetivo agregar valor ao cliente na forma de software que atenda (ou ultrapasse) às expectativas do cliente.
Considerações de Teclas
Gerência de Projetos, PMI, PMBOK
Informações Adicionais