logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho se mobilizou em todo o país no Abril Verde 2026

Vista aérea noturna do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado por uma vibrante luz verde. A estátua está em primeiro plano à direita, de braços abertos sobre a cidade sombria. Ao fundo, as luzes douradas da urbanização contornam a Lagoa Rodrigo de Freitas e a orla marítima, criando um forte contraste com o céu e as águas escuras. A perspectiva de cima ressalta a grandiosidade do monumento e a geografia da costa carioca.
Principal cartão-postal do Brasil, o Cristo Redentor (RJ) também ficou iluminado de verde

Abril vai chegando ao fim e a Justiça do Trabalho, por meio do Programa Trabalho Seguro, participou da campanha Abril Verde. O mês é dedicado à conscientização sobre a segurança e a saúde no trabalho e, em 2026, a mobilização nacional do judiciário trabalhista teve como slogan “trabalho saudável e seguro para todos: segurança no trabalho é cuidar da pessoa por inteiro”.

A mobilização nacional contou com a participação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) que, além de iluminarem suas sedes, promoveram o julgamento e a conciliação de processos envolvendo acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Além disso, a Justiça do Trabalho promoveu parcerias institucionais para a mobilização em cartões postais importantes nas capitais, como a iluminação em verde do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e “Caminhada Abril Verde" na Orla de Atalaia, em Aracaju.

Legislação consolidada e  ausência de efetividade prática de proteção

O coordenador-nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, ministro Alexandre Agra Belmonte, esteve no Rio de Janeiro e participou de simpósio no TRT da 1ª Região (RJ) e na cerimônia de iluminação do Cristo Redentor. O ministro destacou  a ausência de efetividade prática das políticas de proteção.

“Aí vem o paradoxo: o Brasil tem um dos sistemas normativos mais completos do mundo em saúde e segurança do trabalho. Constituição, CLT, normas regulamentadoras e convenções internacionais. Está tudo ali, mas, na prática, somos um dos países com mais acidentes”, disse. “Então, o problema não é falta de lei. É falta de efetividade”, completou.

Ações de norte a sul

Em Sergipe, o TRT da 20ª Região (SE) promoveu a "Caminhada Abril Verde" na Orla de Atalaia, em Aracaju, unindo atividade física e conscientização comunitária. O TRT da 24ª Região (MS) também promoveu um evento “Riscos Psicossociais e a NR-1: Proteção do Trabalhador”. 

Em Alagoas, o TRT da 19ª Região (AL) realizou, na orla de Maceió, simulações de situações de risco, além de oferecer serviços de saúde básicos ao público. Em Minas Gerais, o TRT da 3ª Região (MG) realizou o programa "Justiça e Cidadania" trazendo conceitos de prevenção a jovens estudantes, focando na formação de uma cultura de prevenção desde o início da vida profissional.

Já na região Norte, o TRT-14 (RO/AC) promoveu a capacitação de magistrados e servidores para a conciliação voltadas a processos envolvendo a temática do Abril Verde. O TRT da 5ª Região (BA) concentrou o debate nos riscos psicossociais, promovendo um fórum para discutir como a organização do trabalho afeta a saúde mental dos colaboradores.

No Ceará, o TRT da 7ª Região (CE) promoveu a iluminação do estádio Castelão na capital cearense. O TRT da 16ª Região (MA) promoveu palestra sobre adoecimento mental no trabalho. O TRT da 15ª Região (Campinas/SP) promoveu seminário para discutir plataformas digitais e nova NR-1 no contexto da saúde e segurança do trabalho.

TRT da 6ª Região (PE) reuniu especialistas para debater o tema “NR-1 e Escala 6x1: gestão de mudanças e seus impactos na saúde do trabalhador”.

Acesse o portal do Programa Trabalho Seguro.

Fonte: Secom/TST