logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT-CE reforça campanha Setembro Amarelo com entrega de cartilhas sobre saúde mental

Da esquerda para a direita: a desembargadora Regina Gláucia; o médico Fernando Antonio Araújo; a psicóloga Mariana Lima e o chefe da Seção de Apoio aos Programas Regionais, Osvaldo Severiano.

A Justiça do Trabalho do Ceará deu início às ações do Setembro Amarelo com a entrega de 100 cartilhas sobre saúde mental, em reunião realizada no setor médico da instituição. A atividade reuniu a desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, gestora regional do Programa Trabalho Seguro; o chefe da Seção de Apoio aos Programas Regionais, Osvaldo Severiano; o médico Fernando Antonio Araújo; e a psicóloga Mariana Lima, idealizadora do material.

Veja mais fotos aqui.

O material reúne informações essenciais, como a identificação de sinais de alerta, a desconstrução de mitos em torno da saúde mental, dicas de acolhimento e os principais canais de apoio disponíveis à população. Além das primeiras 100 unidades já entregues à secretaria de saúde, o Tribunal dispõe de outras 900 cartilhas que serão distribuídas ao longo do mês.

Acesse aqui a Cartilha Setembro Amarelo.

A desembargadora Regina Cavalcante destacou a necessidade de ampliar o olhar para o cuidado interno no ambiente de trabalho. “É muito importante cuidar do nosso também. No lugar de cuidar só do que está fora, precisamos cuidar do que é nosso. São situações muito delicadas, que chegam até nós e que precisam dessa atenção redobrada”, afirmou.

Para a psicóloga Mariana Lima, o guia tem o papel de sensibilizar e orientar sobre um tema que exige acompanhamento contínuo. “São casos mais delicados de se lidar. Não é um atendimento rápido, que se resolve de imediato. Muitas vezes é preciso encaminhar, conversar com a família, com o gestor. É um processo que demanda cuidado e atenção especial”, explicou.

Com a campanha, a Justiça do Trabalho do Ceará busca reforçar a importância da prevenção e do acolhimento, estimulando a reflexão sobre a saúde mental no ambiente de trabalho e na sociedade.

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.