Gestores regionais do Programa Trabalho Seguro participam do SSMA Summit Vicunha 2025
- Página atualizada em 18/07/2025

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, participaram, nesta quinta-feira (17/7), da segunda edição do SSMA Summit Vicunha. O evento focado em Saúde, Segurança e Meio Ambiente foi realizado na unidade da empresa em Maracanaú – região metropolitana de Fortaleza - e transmitido para as demais fábricas no Brasil. O objetivo do encontro foi provocar reflexões para melhorar o cuidado e a preservação da saúde e segurança no trabalho.
Veja mais fotos aqui.
Os magistrados abordaram o tema "Fatores psicossociais e os impactos na produtividade”. Segundo o juiz do trabalho e gestor do PTS, os riscos psicossociais relacionados ao trabalho referem-se à probabilidade de um trabalhador sofrer danos ou prejuízos à sua saúde mental, decorrente da exposição a fatores relacionados à organização do trabalho. Para o magistrado, há uma crise de saúde mental instalada no país. De acordo com dados do INSS, cerca de 500 mil trabalhadores se afastaram do trabalho por transtornos mentais e comportamentais em 2024. Esse número representa um aumento de 68% em relação a 2023.

Raimundo Dias de Oliveira Neto citou alguns fatores de riscos de doenças mentais relacionadas ao trabalho, como sobrecarga de tarefas, assédios moral, sexual e político, metas excessivas, jornadas extensivas e estafantes, ausência de suporte para o bom desenvolvimento do trabalho, além de conflitos interpessoais. “Tudo isso são fatores que levam o trabalhador ao adoecimento mental”, ressaltou.
Como forma de prevenção, o magistrado defendeu a intensificação de treinamentos nas empresas, principalmente na gestão de Recursos Humanos. Além disso, citou a importância de uma atuação jurídica preventiva, a elaboração, revisão e atualização do Programa de Gerenciamento de Riscos, promover e garantir a participação dos trabalhadores na CIPA, além de avaliação e controle de todos os perigos e riscos no ambiente de trabalho.
A desembargadora Regina Gláucia Cavalcante ressaltou alguns fatores de riscos no ambiente de trabalho que chamam sua atenção. A magistrada destacou que, entre as reclamações que chegam à Justiça do Trabalho, as cobranças por metas inatingíveis são uma das maiores causas de adoecimento do trabalhador. Ela citou também a falta de comunicação do gestor com seus subordinados. “Um líder que se isola e pratica o silêncio, não pode ser líder. O verdadeiro líder tem que ter uma escuta ativa e deve ouvir seu subordinado”, ressaltou.

A empresa
Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste, nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Possui também uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia.
Trabalho Seguro
A Justiça do Trabalho do Ceará integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais conhecido como Trabalho Seguro, o Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, fazem frequentes visitas a empresas cearenses para dialogar com empresários e trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, realizam campanhas publicitárias, seminários e congressos com especialistas para debater o tema e aprimorar ações voltadas à saúde do trabalhador.