logotipo responsivo  da Justiça do Trabalho
  • Logo TRT7 - Site principal
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Gestores regionais do Programa Trabalho Seguro participam do SSMA Summit Vicunha 2025

Gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS), desembargadora Regina Gláucia Cavalcante e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, participaram, nesta quinta-feira (17/7), da segunda edição do SSMA Summit Vicunha. O evento focado em Saúde, Segurança e Meio Ambiente foi realizado na unidade da empresa em Maracanaú – região metropolitana de Fortaleza - e transmitido para as demais fábricas no Brasil. O objetivo do encontro foi provocar reflexões para melhorar o cuidado e a preservação da saúde e segurança no trabalho.

Veja mais fotos aqui.

Os magistrados abordaram o tema "Fatores psicossociais e os impactos na produtividade”. Segundo o juiz do trabalho e gestor do PTS, os riscos psicossociais relacionados ao trabalho referem-se à probabilidade de um trabalhador sofrer danos ou prejuízos à sua saúde mental, decorrente da exposição a fatores relacionados à organização do trabalho. Para o magistrado, há uma crise de saúde mental instalada no país. De acordo com dados do INSS, cerca de 500 mil trabalhadores se afastaram do trabalho por transtornos mentais e comportamentais em 2024. Esse número representa um aumento de 68% em relação a 2023.

Raimundo Dias de Oliveira Neto citou alguns fatores de riscos de doenças mentais relacionadas ao trabalho

Raimundo Dias de Oliveira Neto citou alguns fatores de riscos de doenças mentais relacionadas ao trabalho, como sobrecarga de tarefas, assédios moral, sexual e político, metas excessivas, jornadas extensivas e estafantes, ausência de suporte para o bom desenvolvimento do trabalho, além de conflitos interpessoais. “Tudo isso são fatores que levam o trabalhador ao adoecimento mental”, ressaltou.

Como forma de prevenção, o magistrado defendeu a intensificação de treinamentos nas empresas, principalmente na gestão de Recursos Humanos. Além disso, citou a importância de uma atuação jurídica preventiva, a elaboração, revisão e atualização do Programa de Gerenciamento de Riscos, promover e garantir a participação dos trabalhadores na CIPA, além de avaliação e controle de todos os perigos e riscos no ambiente de trabalho.

A desembargadora Regina Gláucia Cavalcante ressaltou alguns fatores de riscos no ambiente de trabalho que chamam sua atenção. A magistrada destacou que, entre as reclamações que chegam à Justiça do Trabalho, as cobranças por metas inatingíveis são uma das maiores causas de adoecimento do trabalhador. Ela citou também a falta de comunicação do gestor com seus subordinados. “Um líder que se isola e pratica o silêncio, não pode ser líder. O verdadeiro líder tem que ter uma escuta ativa e deve ouvir seu subordinado”, ressaltou.

O evento foi realizado na unidade da empresa em Maracanaú – região metropolitana de Fortaleza - e transmitido para as demais fábricas no Brasil

A empresa

Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de índigos e brins e referência quando o assunto é jeanswear. Posicionada entre as maiores indústrias têxteis do mundo, a empresa conta com quatro unidades produtivas no Nordeste, nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Possui também uma fábrica no Equador e outra na Argentina, além de filiais na América do Sul, Europa e Ásia.

Trabalho Seguro

A Justiça do Trabalho do Ceará integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais conhecido como Trabalho Seguro, o Programa é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto, fazem frequentes visitas a empresas cearenses para dialogar com empresários e trabalhadores sobre prevenção de acidentes de trabalho. Além disso, realizam campanhas publicitárias, seminários e congressos com especialistas para debater o tema e aprimorar ações voltadas à saúde do trabalhador.