Dúvidas Frequentes
- Página atualizada em 20/05/2025
Conciliação no TRT 7: tire suas dúvidas e veja como resolver seu caso de forma consensual.
O que é o CEJUSC? O CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT 7) e funciona em primeiro e segundo graus é um setor especializado dedicado a oferecer um espaço para que empregadores e empregados possam resolver seus conflitos trabalhistas de forma amigável, por meio da conciliação. Nosso objetivo é facilitar o diálogo e a construção de acordos que atendam aos interesses de ambas as partes, de maneira mais rápida e eficiente do que um processo judicial tradicional. No CEJUSC, você encontrará conciliadores capacitados para auxiliar na busca por uma solução consensual para o seu caso.
Quem são os conciliadores/mediadores? São profissionais capacitados em métodos de resolução de conflitos.
O conciliador é um juiz? Não, o conciliador é um terceiro neutro que facilita o diálogo entre as partes.
Se eu já tiver um processo em andamento, ainda posso tentar a conciliação? Sim, a conciliação pode ser tentada em qualquer fase do processo.
Se eu tentar a conciliação e não der certo, isso prejudica meu processo judicial? Não, a tentativa de conciliação não prejudica o andamento do processo.
O conciliador pode me dar aconselhamento jurídico? Não, o papel do conciliador é facilitar o diálogo, não dar aconselhamento jurídico.
Como posso agendar uma audiência de conciliação? Empregados e empregadores podem solicitar o encaminhamento de quaisquer processos ao CEJUSC para realização de conciliação por meio de telefone, whatsapp, e-mail ou por meio de atendimento presencial.
O que acontece se eu fizer um acordo na conciliação? O acordo é homologado por um juiz e tem força de Sentença judicial.