Artefato: Relatório de Status
O relatório de status sintetiza o estado do projeto e será utilizado nas reuniões com o usuário/demandante.
Domínios: Gerência de Projetos
Tipos de Produto de Trabalho: Artefato Gerencial
Relacionamentos
Descrição
Descrição Principal

Além da identificação do projeto em si, o relatório prevê o preenchimento de respostas a uma série de questões que visam auxiliar o gerente do projeto a contextualizar o porquê da situação atual do projeto.

As questões são:

Os objetivos globais mudaram?

  • Os entregáveis foram alterados?
  • Existem questões críticas?
  • Existem impactos externos?
  • Existem problemas de qualidade nas entregas?
  • A equipe enfrenta problemas de realizar as tarefas propostas?
  • O prazo de alguma atividade relevante ou do projeto foi ou será perdido?

Ao explicitar os problemas e situação do projeto, a equipe terá condições de propor ações para solucionar tais problemas e replanejar o projeto com eles.

Alem do cenário atual, o relatório deve indicar os produtos entregues até o momento (ele pode extrair essa informação da lista de produtos) e os previstos para o período. Outra alternativa é, ao invés de usar esse campo, anexar a lista de produtos atualizada.

O cronograma atualizado impresso no formato de Gantt de controle também deve ser anexado ao relatório.

O gerente leva o relatório de status na reunião, discute com os participantes e atualiza o LOG conforme decisões de problemas e ações identificados.

Ilustrações