logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Setembro Verde: TRT-7 participa de seminário no TST sobre inclusão de pessoas com deficiência

Foto posada dos participantes do seminário no auditório. A maioria está em pé e uma pequena parte sentada. Há algumas pessoas com cadeiras de rodas.
Seminário Capacitismo e Interseccionalidade reuniu integrantes de vários Regionais

Representantes da Justiça Trabalhista cearense participaram do Seminário “Capacitismo e Interseccionalidade: Experiências Específicas, Desafios Coletivos”, que ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. O evento foi realizado em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e trata-se de ação do Setembro Verde, campanha que visa conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em suas rotinas diárias.

Magistradas Suyane Belchior e Daiana Gomes junto com alguns dos palestrantes do Seminário. As juízas estão em pé, e os palestrantes estão sentados. Dois deles usam cadeiras de rodas, uma outra tem nanismo. Há, ainda, uma mulher com cabelos encaracolados brancos. Todos estão sorridentes e posando para a foto. Estão no auditório que tem cadeiras na cor caramelo e parede de madeira.
Magistradas Suyane Belchior e Daiana Gomes ao lado de alguns dos palestrantes do Seminário

As magistradas Daiana Gomes, integrante da Comissão de Acessibilidade do regional cearense, e Suyane Belchior, vinculada a 14ª Vara do Trabalho de Fortaleza, além da coordenadora da Seção Socioambiental, Inclusão e Acessibilidade do TRT-7 (Ecosétima), Silvana Dias, estiveram presentes no seminário promovido pelo TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Foto de duas magistradas com duas servidoras do TST, estas pessoas com síndrome de Down. Todas estão abraçadas e sorridentes.
Juntamente com duas servidoras do TST, magistradas do TRT-7 assistiram a painéis, conferências e entrega de prêmios

Mãe da Luíza de 9 anos, criança com síndrome de Down, a juíza Suyane Belchior mencionou sua satisfação no envolvimento do Judiciário Trabalhista na seara da inclusão. “Foi de grande valia, aprendizado e satisfação saber que a Justiça do Trabalho está se moldando para a inclusão e que o TST está bastante engajado para isso”, registrou.

A magistrada também pontuou sobre os julgamentos voltados para acessibilidade. “Foi importante saber que as decisões judiciais podem ser proferidas para uma adaptação razoável nos casos de cumprimento de cotas nas empresas, bem como horários especiais para os funcionários que têm filhos com deficiência, persistindo no fundamento da inclusão plena e combatendo o capacitismo incrustado na nossa sociedade”, finalizou.

Experiência sensorial e Debate sobre Acessibilidade

Ainda referente à temática, a Justiça do Trabalho do Ceará promoveu no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), através da Seção Socioambiental, Inclusão e Acessibilidade, uma experiência sensorial e o colóquio "Desafios da Acessibilidade no TRT-7”. A roda de conversa teve a participação de servidores com deficiência visual e de uma magistrada, e ocorreu na sala de aula da Escola Judicial.

Setembro Verde

A Campanha “Setembro Verde” faz alusão à conscientização e luta pela inclusão da pessoa com deficiência (PCD) na sociedade. Setembro foi escolhido por ser o mês no qual se inicia a primavera, e a cor verde, em razão do dia 21 de setembro também ser o Dia da Árvore no Brasil. Essa iniciativa se deu para propiciar mais visibilidade à luta da pessoa com deficiência.

Os direitos da pessoa com deficiência estão assegurados pela Constituição Federal e especificados pela Lei Brasileira de Inclusão N. 13.146/2015