logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Sistema Socioeducativo é tema de reunião no TRT-7

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do seu superintendente Roberto Bassan, participou, nesta quarta-feira, 26, de uma visita institucional ao Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7). Na reunião, a superintendência expôs o trabalho realizado no Ceará com foco na educação (escolarização e qualificação profissional) e ressocialização.

Veja as fotos clicando aqui.

A Seas tratou, ainda, de temas importantes como a empregabilidade de adolescentes pós-medida socioeducativa e o acesso ao mercado de trabalho dos adolescentes, por meio da cota do Programa Jovem Aprendiz. Também foram mencionados programas específicos que abrem portas para os jovens egressos do sistema, como o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC), lançado em março de 2022, pela então vice-governadora Izolda Cela.

Cota de pessoas egressas

O TRT-7, por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e da Ouvidoria, apresentou a experiência de acompanhamento ao cumprimento da cota de pessoas egressas do sistema prisional em contratos públicos de terceirização.

Houve, ainda, a discussão de temas relacionados, como os cursos de formação e capacitação desenvolvidos pelo Sistema “S” e pelo IDT, voltados às necessidades, de acordo com o perfil dos jovens sob medidas socioeducativas.

Ao final do encontro, foi mencionada a necessidade de conscientização da sociedade para que não haja estigma sobre esses jovens e que contribua para a inserção deles no mercado de trabalho.

Ressocialização

De acordo com o desembargador José Antônio Parente (Ouvidor TRT-7), a visita do superintendente da Seas foi de extrema valia para o Tribunal e destacou o trabalho que visa a ressocialização dos jovens:

“O que nós falamos muito foi sobre o futuro desses adolescentes, da ressocialização e inserção no mercado de trabalho. Com a empregabilidade, a pessoa tem todos os direitos na sua vida socioeconômica: direito a lazer, habitação, alimentação, transporte etc”, destacou.

O desembargador afirmou que a parceria com a Seas é uma oportunidade, pelo lado do Tribunal, de complementar esse importante serviço prestado pela superintendência: “Foi uma honra conhecer todo o trabalho relatado na visita institucional do superintendente Bassan. Estamos querendo, cada vez mais nos inserir e contribuir nessa questão social, concluiu o desembargador Antônio Parente.

Participaram também da reunião, o desembargador Jéfferson Quesado (Coordenador Cejusc TRT-7); servidor José Auriz Barreria Júnior (Ouvidoria TRT-7) e a servidora Betânia Garcia (Ouvidoria TRT-7).