logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Tricampeão: TRT-7 vence o Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio pela terceira vez

Prêmio e diploma de 1º lugar na categoria Organizações Públicas Federais e do Poder Judiciário na faixa de 301 ou mais estagiários

Pelo terceiro ano, a Justiça do Trabalho do Ceará ficou na primeira colocação do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. O resultado foi divulgado em evento ocorrido no dia 4 de maio no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE em São Paulo. O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7) concorreu na categoria das Organizações Públicas Federais e do Poder Judiciário na faixa de 301 ou mais estagiários, na qual venceu o prêmio também em 2020 e 2021. Participaram dessa edição 534 organizações de todo o Brasil. A cerimônia de premiação foi apresentada pelo jornalista Carlos Nascimento.

Humberto Casagrande, CEO do CIEE; Adalgiza Neuza de Oliveira, servidora do TRT-7; Janine Gular, vice-presidente da ABRH-SP e José Augusto Minarelli, presidente do conselho de administração do CIEE

 
O evento é uma iniciativa do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP) e o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica). A premiação foi concedida a órgãos públicos, empresas privadas e de economia mista e instituições do terceiro setor de todo o país. Após três anos de pandemia evitando a aglomeração de pessoas na realização, este ano a premiação adotou um formato híbrido com a presença do público e transmissão virtual.

A servidora Adalgiza Neuza de Oliveira, coordenadora da Seção de Gestão de Estágio, representou o TRT-7 na cerimônia e recebeu o prêmio das mãos de Humberto Casagrande, CEO do CIEE. “O programa de estágio é também uma responsabilidade social e as práticas da nossa instituição precisam ser incentivadas e mantidas. Sermos reconhecidos em nível nacional como uma das melhores empresas para um jovem iniciar sua carreira profissional nos enche de orgulho”, celebrou Neuza.

O presidente do TRT-7, desembargador Durval César Maia, comemorou a conquista do Tribunal e reiterou que o prêmio é um reconhecimento da gestão da desembargadora Regina Gláucia Nepomuceno, que esteve à frente do órgão no biênio 2021-2022.

Adalgiza Neuza de Oliveira, coordenadora da seção de estágio; Durval César Maia, presidente do TRT-7; Neiara Frota, diretora geral; e Luiz Carlos Machado, coordenador de Informações Funcionais

Pesquisa

O CIEE delegou a análise dos resultados ao Ipec, que criou um ranking baseado na opinião dos beneficiados pelo programa de estágio. De maneira confidencial, 10.805 estagiários responderam à pesquisa em todo o Brasil. O período de campo compreendeu de 7 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023.

A maior parte dos estagiários era do sexo feminino e tinha, em média, 26 anos. Em torno de 88% cursavam o ensino superior e 62% estudavam em instituições privadas de ensino. Observou-se uma redução da renda média familiar, de maneira que se constatou maior comprometimento do valor da bolsa de estágio com o sustento da família. Identificou-se que 69% dos respondentes ajudam no sustento da família e 11% dos entrevistados são os únicos responsáveis pelas despesas familiares.

Uma parte das empresas oferece auxílio transporte, redução da jornada em dias de prova, recesso remunerado e treinamentos para os seus estagiários. Todos esses benefícios também são ofertados pelo TRT-7 a seus estagiários.

Premiação

Na mesma categoria do TRT-7, em segundo e terceiro lugares ficaram o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, respectivamente.

A premiação visa distinguir e reconhecer as melhores práticas de estágio. Há dois critérios de avaliação, um quantitativo, que mede as organizações com maior volume de estagiários na data da inscrição. O outro critério é qualitativo, que premia baseado em pesquisa direcionada aos estagiários de cada organização inscrita. A instituição premiada é escolhida a partir da avaliação dos estagiários sobre diversos atributos que caracterizam as melhores condições de estágio.

Existem vários benefícios para as organizações, destacando-se aquelas que obtiveram um índice mínimo de respondentes. Receberão síntese de avaliação do estágio, que consiste no relatório baseado nos dados apurados em pesquisa, onde são apresentados os resultados gerais, individuais e da categoria em que estão inseridos.

Existe também um selo de reconhecimento, além da certificação que é concedida às organizações vencedoras, além de troféus.

Assista à transmissão da premiação: