logotipo comemorativo dos 80 anos da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Doutora Maria da Penha: "A asma não tem cura, mas possui controle"

"A asma não tem cura, mas possui controle, quando adequadamente tratada. Quando controlada, permite que o indivíduo viva de forma ativa, produtiva e com qualidade" O diagnóstico é da doutora em pneumologia, Maria da Penha Uchoa Sales, que ministra palestra, nesta quinta-feira (dia 28), para desembargadores, juízes, diretores e servidores e diretores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Dentro da temática "Doenças Respiratórias", a especialista focalizará características, sintomas, sinais e tratamento da asma.

Segundo a médica, a asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável e reversível do fluxo aéreo. A doença apresenta-se, clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. E resulta de uma interação entre gené¬tica, exposição ambiental a alérgenos e irritantes, e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas.

Maria da Penha é Doutora em pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia; e Coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo do Hospital de Messejana. A palestra de quinta-feira, a partir das 15 horas, no auditório do Tribunal (4º andar do Anexo II), faz parte do evento "Saúde em pauta II com o tema "Doenças Respiratórias".