logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Dia da Saúde: Trabalho Seguro realiza seminário sobre discriminação, assédios sexual e moral

 Encontro entre gestor do Programa Trabalho Seguro e equipe de apoio, realizado no dia 22 de março, definiu ação que será realizada em comemoração ao Dia Mundial da Saúde – 7 de abril. Ficou definida realização de seminário para discutir as várias formas de assédios e de discriminação no ambiente de trabalho. A iniciativa é uma forma de alertar trabalhadores e trabalhadoras sobre os cuidados com a saúde mental. O evento, programado para ocorrer no dia 19 de abril, na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), também integra as ações do mês dedicado ao combate a acidentes de trabalho, denominado de Abril Verde.

Des. Francisco José Gomes da Silva, gestor do Programa Trabalho Seguro, reuniu-se com equipe de apoio para definir ações

O seminário terá como palestrantes personalidades da área da psicologia, do Direito e da política. Os especialistas irão dialogar com o público sobre combate e prevenção ao assédio moral, assédio sexual e também sobre todas as formas de discriminação no ambiente de trabalho. Os participantes (magistrados, servidores, estagiários e terceirizados) terão um momento para tirarem dúvidas e proporem soluções para problemas relacionados ao tema.

Resolução do CNJ

A saúde mental do corpo funcional do Judiciário tem sido uma preocupação constante de seus órgãos dirigentes. Tanto que o CNJ editou resolução que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. Conforme previsão do texto, os órgãos do Poder Judiciário manterão canal permanente de acolhimento, escuta, acompanhamento e orientação a todas as pessoas afetadas por situações de assédio e discriminação no âmbito institucional.

Em cumprimento ao normativo do CNJ e à política de prevenção ao assédio do TRT-7, o Programa Trabalho Seguro optou por instalar urnas nas unidades da Justiça do Trabalho do Ceará. A ideia é preservar a identidade das pessoas que por ventura venham a sofrer alguma forma de discriminação ou de assédio no ambiente de trabalho e desejam denunciar.

Dia da Saúde

A data – 7 de abril, criada pela Organização Mundial da Saúde, é um momento para que questões relacionadas à saúde sejam abordadas. O objetivo é conscientizar a população, e em especial os trabalhadores e trabalhadoras, a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis. É também uma oportunidade de falar sobre alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

Abril Verde

Também em reuniões realizadas nos dias 14 e 15 de março, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT-7), integrantes do Programa Trabalho Seguro e do Grupo Interinstitucional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Ceará (Getrin7) definiram ações que serão realizadas por ocasião do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho – 28 de abril.

Estão previstos vários serviços para comunidade com ênfase na segurança e saúde do trabalhador. Haverá distribuição de material educativo, orientações sobre direitos trabalhistas e previdenciários, medição de glicemia e pressão arterial, emissão de documentos e apresentações culturais. O evento, com abertura prevista às 8h do dia 28 de abril, na Praça do Ferreira, deve contar com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro, desembargador Francisco José Gomes da Silva e o juiz do trabalho Raimundo Dias de Oliveira Neto.