logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro do TRT-7 visita unidade de conservação de plantação de carnaubeiras

Integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7) em visita à Fazenda Raposo

Na segunda-feira (16/1), integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro (Getrin7) realizaram visita a uma unidade de conservação de plantação de carnaubeiras, a Fazenda Raposo, pertencente à Universidade Federal do Ceará (UFC) e localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. A comitiva foi liderada pelo desembargador do TRT-7 Francisco José Gomes da Silva.

Veja mais fotos aqui.

“Nós estamos focando o trabalho seguro na extração da carnaúba, então viemos aqui conhecer um pouco a história da carnaúba e o que está sendo feito tecnologicamente para melhorar a exploração dessa árvore, símbolo do estado do Ceará”, esclareceu um dos gestores regionais no Ceará do Programa Trabalho Seguro, o juiz do trabalho Carlos Alberto Trindade Rebonatto.

Daniel Fernandes, coordenador da Associação Caatinga

A Associação Caatinga, entidade que promove o desenvolvimento sustentável do semiárido nordestino, escreveu e executa o projeto de recuperação ambiental dessa área, com o patrocínio de empresas do polo industrial de Maracanaú e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A gestão tripartite do local fica a cargo da UFC, Prefeitura Municipal de Maracanaú e da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará.

“A cera de carnaúba está entre os dez itens mais exportados do Ceará, tendo uma importância econômica muito grande para o estado. Do ponto de vista ambiental, o projeto assegura uma série de serviços ecossistêmicos, como o sequestro de carbono, o estoque de carbono e a manutenção da biodiversidade. A floresta em pé é uma grande produtora de água, então para termos água de qualidade e em abundância, é preciso manter a vegetação preservada”, explicou o coordenador da Associação Caatinga, Daniel Fernandes.

Um dos funcionários viveiristas da Associação Caatinga, Antonio Lopes expôs a satisfação de trabalhar com a natureza. “A mata aqui era toda fechada. A Associação veio implementar o projeto e então executamos a limpeza e o plantio de 15 mil mudas no ano passado. A meta para 2023 são 18 mil. Esse é um trabalho com benefícios a longo prazo para o meio ambiente”, avaliou o trabalhador.

Antonio Lopes, viveirista da Associação Caatinga

Desde 2022, o desembargador Francisco José Gomes vem articulando junto ao Getrin7 e outras entidades a criação de uma lei para regulamentar a atividade de carnaubeiro, que exerce uma função importante da economia em um ambiente adverso, como a caatinga nordestina.

“Essa visita à Fazenda Raposa é muito importante porque a gente conseguiu ver na prática que é possível melhorar o meio ambiente do trabalho com a união de todos, integrar meio ambiente e trabalho na perspectiva de um trabalho melhor, sem exploração, onde todo mundo possa trabalhar e viver bem. Essa é a lição com a qual saímos daqui hoje”, concluiu o magistrado, que também é gestor regional do Programa Trabalho Seguro.

Desembargador Francisco José Gomes, gestor regional do Programa Trabalho Seguro

Símbolo do Ceará

Árvore símbolo do estado do Ceará, a carnaubeira é uma planta própria do Nordeste brasileiro. Essa espécie de palmeira produz cera em suas folhas. Após ser refinada, a cera da carnaúba é empregada pela indústria na fabricação de produtos farmacêuticos, cosméticos, filmes plásticos e fotográficos. A cera também está presente na composição de revestimentos, impermeabilizantes e vernizes. Devido a sua origem natural, o produto também é empregado na indústria alimentícia.

Getrin7

O Grupo de Trabalho Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro reúne, além do TRT da 7ª Região, mais de 40 instituições públicas e privadas com o objetivo de desenvolver ações e políticas públicas para combater acidentes de trabalho.

Participaram da visita as seguintes instituições: Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Associação Caatinga e Sindicato das Indústrias Refinadoras de Cera de Carnaúba no Estado do Ceará (Sindcarnaúba).