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TRT/CE aprimora índices de governança e gestão de tecnologia da informação e comunicação

De acordo com os resultados do iGovTIC-JUD, IGG do TCU e Prêmio CNJ de Qualidade, a Justiça do Trabalho do Ceará apresentou, no ano de 2021, evolução nos seus índices de governança e gestão de tecnologia da informação e comunicação. O TRT/CE permanece com o “Índice Aprimorado” conferido em diagnóstico anual no nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento, além de obter pontuação máxima nos itens que tratam do Plano de Transformação Digital do órgão.

iGovTIC-JUD

O Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (iGovTIC-JUD) é um diagnóstico anual para aferição do nível de cumprimento das Diretrizes Estratégicas de Nivelamento especificadas. Registra, portanto, a evolução dos viabilizadores da Governança, Gestão e Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Poder Judiciário.

A avaliação dos indicadores teve a participação de 92 órgãos classificados de acordo com as notas obtidas entre os níveis de maturidade “Baixo”, “Satisfatório”, “Aprimorado” e “Excelência”. O TRT/CE permanece com o Índice Aprimorado (valor 73,23), mesmo com a mudança de série histórica ocorrida em 2021. As perguntas do iGovTIC-JUD foram reformuladas para contemplar a nova estratégia de TIC para o sexênio 2021-2026. 

O painel com os resultados de todo o Poder Judiciário pode ser acessado neste link.

O TRT/CE é o sétimo do ranking entre os Tribunais do Trabalho e o terceiro do ranking de TRTs de médio porte:

Destaque

Na reunião de apresentação do iGovTIC-JUD, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pode ser destacado que o TRT/CE obteve pontuação máxima nas perguntas que tratam do Plano de Transformação Digital do órgão. Acesse aqui o Plano de Transformação Digital do TRT/CE (anexo IX), além do Plano Diretor de TIC (PDTIC) do biênio 2021-2022.


 

Segundo o secretário de tecnologia da informação e comunicação do TRT/CE, Jonathan Maia, as avaliações de governança e gestão realizadas por órgãos como TCU e CNJ servem como um guia na direção das melhores práticas de mercado. “As perguntas dos questionários de avaliação indicam boas práticas que podem agregar na governança e na gestão de TIC dos órgãos públicos, servindo de insumo para a proposição, priorização e condução de ações para alcançá-las”, explica o gestor.

Diante dos bons resultados do Tribunal, Jonathan atribui ao investimento na evolução da governança e da gestão de TIC no Regional cearense. “Diversas administrações do Tribunal têm possibilitado uma continuidade dos projetos e ações que visam fortalecer os serviços de TIC do órgão, que atualmente suportam a grande maioria dos serviços ofertados pela Justiça do Trabalho à sociedade”, registrou o secretário.

Índice de Governança e Gestão do Tribunal de Contas da União (IGG)

O Tribunal  de  Contas  da  União  (TCU)  vem  realizando, sistematicamente,  levantamentos  para conhecer melhor a situação da governança no setor público e  estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas.

O TCU divulgou o levantamento anual e integrante da prestação de contas. Com  isso,  espera-se  reduzir  o  custo  da  coleta  das  informações  junto  a  gestores públicos e aumentar o valor agregado para as organizações que desejam melhorar sua governança. 378 organizações públicas participaram do levantamento de 2021 com respostas válidas.

Concernente à Governança e Gestão de TIC, pela primeira vez, o TRT/CE alcançou o índice “Aprimorado” e superou a meta estabelecida no Plano Diretor de TIC. Em 2021, o índice de governança e gestão de TI atingiu o patamar aprimorado de 74%, em relação a 60% obtido em 2018.  

Cabe destacar, ainda, que a avaliação do TRT/CE, em seu índice de Governança e Gestão de TIC, é superior às médias da Justiça do Trabalho, do Poder Judiciário e da Administração Direta, conforme ilustração abaixo: 

Prêmio CNJ de Qualidade

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, em que há a participação de todos os tribunais do país. Os critérios foram aperfeiçoados com a inclusão de itens relacionados à produtividade e melhoria da qualidade de prestação jurisdicional. A avaliação do prêmio é composta por quatro eixos: Governança, Produtividade, Transparência e Dados e Tecnologia.

Embora não tenha sido um dos vencedores do prêmio, cabe destacar que no eixo Dados e Tecnologia, o TRT/CE foi um dos quatro tribunais do trabalho a obter a pontuação máxima na Justiça do Trabalho, com 535 pontos.

O painel com resultados pode ser acessado neste link

Em relação aos dados e indicadores, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT/CE destaca a priorização de ações realistas. “Nosso alvo é avançarmos de maneira consistente, com práticas e controles que tragam ganhos reais aos serviços de TIC do órgão, dentro da realidade orçamentária e do quadro de pessoal do nosso Regional”, finalizou Jonathan.