logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

TRT/CE incentiva doação de livros para unidades prisionais do estado

Arte com livros empilhados  e frase "Doe livros para as unidades prisionais do estado"

Nossas estantes abrigam obras que podem ser lidas por pessoas isoladas do convívio social e isso pode ajudar a transformar suas vidas. Nesse sentido, o Núcleo de Gestão Socioambiental (Ecosétima) está promovendo campanha de doação de exemplares de literatura clássica ou estrangeira até o final de dezembro deste ano. A entrega pode ser feita na sala da Ecosétima ou Diretoria do Fórum Autran Nunes no horário de expediente do TRT/CE.

A arrecadação dos livros será revertida para a Campanha "Projeto Livro Aberto", da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), que tem como objetivo incentivar a leitura nas 17 unidades prisionais do Estado, contando com 8.500 leitores. Para a campanha, não interessa a doação de livros didáticos ou revistas.

Silvana Dias, coordenadora da Ecosétima, destaca a importância de doar livros com conteúdos interessantes que possam contribuir para qualidade do tempo ocioso dos detentos e para uma boa reflexão. “Talvez livros que a gente indique para nossos melhores amigos”, sugeriu a gestora. 

Projeto Livro Aberto

 De acordo com informações do site da SAP, no projeto “Livro Aberto”, o preso escolhe, a cada mês, uma obra literária para a leitura. O apenado tem o prazo de 21 a 30 dias para apresentar um relatório de leitura ou resenha. O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, em local adequado.

 A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 é aprovada pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc). Depois, o leitor é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.

Locais de doações

- Ecosétima (Sede do TRT/CE - Rua Des. Leite Albuquerque, 1.077, Anexo I, mezanino, Aldeota)

- Diretoria do Fórum Autran Nunes (Av. Tristão Gonçalves, 912, 1º andar, Centro)

Horário: 7h30 às 15h30

Contatos: (85) 3388.9391 (Ecosétima) /  (85) 3308.5997 (Diretoria do Fórum Autran Nunes)