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TRT/CE divulga resultado da pesquisa de satisfação referente aos serviços prestados

A Justiça do Trabalho do Ceará divulga resultado da pesquisa de satisfação referente aos serviços prestados pelo TRT/CE. A consulta foi disponibilizada nos principais canais de comunicação do órgão no mês de junho, além de parceria de divulgação junto às assessorias de comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e Ministério Público do Trabalho (MPT/CE). Das 167 respostas coletadas, 68,3% correspondem a advogados e 22,2% a servidores. O restante dos respondentes são trabalhadores, empregadores, peritos, dentre outros.

Os usuários internos e externos do Regional cearense puderam responder questões sobre realização de audiências e sessões de julgamento telepresenciais, atendimentos remoto e telefônico, ouvidoria, além de serviços prestados na área administrativa e acesso à informação no portal do órgão. Os respondentes também puderam sugerir melhorias nas atividades e informar contato para algum retorno, caso quisessem.

Mediante a compilação dos dados responsivos, foi identificado que o acesso às informações no site do TRT/CE foi o item com maior aprovação da enquete. Mais de 75% das respostas demonstraram a satisfação do público com o portal do Tribunal.

Referente às audiências telepresenciais, 63,2% dos entrevistados aprovaram o novo formato das sessões. Nas respostas abertas, foi sugerido que se mantivessem as audiências de conciliação de maneira remota e audiências presenciais para a oitiva de testemunhas. Quanto às sessões de julgamento nos órgãos colegiados, o índice de aprovação foi de 70,7% dos pesquisados. 

Merecem melhorias por indicação da avaliação, os atendimentos por telefone e Balcão Virtual. Quase metade dos entrevistados não aprovou a comunicação através do Balcão Virtual, enquanto 56,5% apontaram descontentamento com o atendimento telefônico. A implantação de contato via Whatsapp foi uma das sugestões lançadas nas respostas subjetivas.

A partir dos dados aferidos, a presidente do TRT/CE, desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, enviou ofício circular com cópia do resumo do resultado da pesquisa de satisfação para todas as unidades judiciais e administrativas do Tribunal. Os gestores foram cientificados para que se utilizassem das informações obtidas como subsídio para promover melhorias na prestação dos serviços dos diversos setores do Regional.

Previsão legal

De acordo com os princípios de governança pública, um dos importantes mecanismos de controle consiste em promover a participação dos usuários com vistas à melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados. A consulta feita junto ao público da Justiça do Trabalho do Ceará atende à previsão da Lei 13.460/2017, que dispõe sobre participação dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. 

Nesse sentido, a desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno exarou despacho administrativo, em maio de 2021, determinando a realização de campanha para medir a satisfação dos usuários dos serviços prestados pelo Tribunal em meio digital, propiciando a sua avaliação e a promoção da participação dos usuários nos esforços de otimização dos serviços públicos. 

O resultado da pesquisa pode ser conferido na íntegra no Proad nº 2747/2021.