TRT/CE promove a live Jurisdição 4.0 em (des)sintonia com a quarta revolução industrial?
- Página atualizada em 11/11/2020
O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) promoveu, no dia 11 de novembro, a live “Jurisdição 4.0 em (des)sintonia com a quarta revolução industrial?”. O evento foi transmitido pelo canal do TRT/CE no Youtube e mediado pelo desembargador Antonio Parente. Assista abaixo:
O encontro teve participação dos convidados Ricardo Antunes, sociólogo e professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); James Magno, desembargador do TRT/MA; e Murilo Sampaio Oliveira, juiz do trabalho do TRT/BA.
A atividade pedagógica consistiu numa análise do significado da nova morfologia do trabalho na era digital, em que as relações de trabalho são redefinidas como serviços de prestação de tecnologia. Essas novas atividades profissionais colocam em debate o que seria uma “quarta revolução industrial”.
Foram abordados temas como os sistemas taylorista e fordista de trabalho, vigentes nas fábricas da “era do automóvel” no século XX. Além disso, o encontro abordou o novo formato do trabalho do século XXI, com empresas mais enxutas, que se expandem por meio de plataformas digitais à margem de qualquer marco regulatório do Direito do Trabalho.