TRT/CE promove live sobre o filme "Você não estava aqui” à luz do Direito do Trabalho
- Página atualizada em 30/07/2020
A Justiça do Trabalho do Ceará promoveu, em parceria com o projeto Tela Crítica, no dia 30 de julho, a live “A uberização do trabalho através do cinema: reflexões sobre Direito Trabalhista no Século XXI”. O desembargador do TRT/CE Antonio Parente e o professor Giovanni Alves, doutor em Ciências Sociais com pesquisa em Trabalho e Sociabilidade, debateram o filme “Você Não Estava Aqui”, à luz do Direito Trabalhista. A transmissão ocorreu pelo canal do TRT/CE no Youtube.
A produção audiovisual aborda questões referentes ao Direito do Trabalho na contemporaneidade, como a uberização das relações de trabalho e a ausência de direitos trabalhistas em determinadas atividades profissionais. O filme, dirigido pelo cineasta britânico Ken Loach, foi lançado em fevereiro deste ano e está disponível para assistir pelo aplicativo Google Play. O filme pode ser baixado por meio deste link, mediante preenchimento de termo de responsabilidade de uso para fins pedagógicos, exclusivamente.
Convidado
Giovanni Alves é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e livre-docente em Sociologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, é coordenador da Rede de Estudos do Trabalho (RET) e diretor do Tela Crítica, projeto pedagógico de extensão universitária que utiliza a análise de filmes para discutir conteúdos temáticos da sociologia. Por meio da leitura crítica da forma e do sentido de filmes, o projeto procura apreender sugestões heurísticas capazes de propiciar consciência crítica da sociedade global.
Algumas análises de filmes podem ser conferidas no site do projeto.
Você Não Estava Aqui - Sinopse
Desde a crise de 2008, Ricky e sua família lutam para pagar as contas. Por isso, ele não hesita em aceitar a oportunidade de ter seu próprio negócio como motorista de entregas, mas sua decisão afeta a todos que o rodeiam.