logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Justiça do Trabalho do Ceará promove Semana de Combate ao Assédio Moral

A Justiça do Trabalho do Ceará preparou uma série de ações para a Semana de Combate ao Assédio Moral. Palestra on-line, programa de rádio, cartilha e rodas de conversa ao vivo compõem a programação da campanha, cujo objetivo é divulgar medidas para prevenir e combater o assédio moral, de forma a tornar os ambientes de trabalho mais colaborativos, prósperos e saudáveis.

Roda de conversa

Em uma roda de conversa, o tema do assédio moral foi debatido por meio de videoconferência nesta sexta-feira (15/5), às 17h, com os juízes do trabalho Ronaldo Feitosa, presidente da Amatra7, e Daniela Pinheiro, titular da Vara do Trabalho de Crateús. Os magistrados abordaram os aspectos legais ligados ao tema e tiraram dúvidas do público em geral. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do TRT/CE no Youtube e pode ser visto aqui.

 

 

Palestra

A situação de home office foi uma das premissas consideradas para o tema da palestra “Teletrabalho e Assédio Moral”. O evento on-line aconteceu nesta quinta-feira (14/5) e foi ministrado por Regina Heloisa Maciel, doutora em Psicologia Aplicada/Ergonomia e professora da pós-graduação em Psicologia da Unifor, e por Carlos Victor Leal Aderaldo, doutorando em Psicologia pela UFC e professor da graduação de Psicologia na Unifor. O evento foi transmitido pelo canal do TRT/Ce no Youtube. Assista aqui.

 

Programa de rádio

O Minuto do Trabalho, miniprograma de rádio do TRT/CE, fez uma série especial alusiva ao tema. Foram lançadas dez edições abordando aspectos básicos sobre assédio moral, como o conceito, tipos, direitos do assediado, medidas de prevenção e combate e as penalidades previstas no Direito Trabalhista. Quem responde as perguntas é a juíza do trabalho Naira Alencar, que é membro do Comitê de Combate ao Assédio Moral do TRT/CE. Clique aqui para ouvir a playlist do programa.

Por meio de parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o Minuto do Trabalho é veiculado na Rádio Terra do Sol. A emissora é transmitida on-line pelo portal da Prefeitura na internet e ao longo do dia nos sete terminais de ônibus da capital. O Minuto do Trabalho também é transmitido pela Rádio FM Dom Bosco 96,1, emissora cearense voltada para programação educativa, cultural, informativa e religiosa. Além disso, os programas ficam disponíveis no canal do TRT/CE na plataforma SoundCloud.

 

Resolução

Nesta quarta-feira (13/5), a Semana de Combate ao Assédio Moral teve início com uma atividade voltada para o público interno. Em uma roda de conversa remota transmitida ao vivo, o presidente do Sindissétima, Charles Bruxel, e o diretor de Informações Funcionais do TRT/CE, Luiz Carlos Machado, apresentaram os principais pontos e tiraram dúvidas sobre a Resolução TRT7 nº 9/2019, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no âmbito da Justiça do Trabalho do Ceará. Entre outros assuntos debatidos, os convidados indicaram quais providências um servidor que sofre assédio deve tomar. A roda de conversa pode ser revista aqui.

Cartilha

A Semana de Combate ao Assédio Moral também divulga a cartilha “Pare e Repare: Por um Ambiente de Trabalho Mais Positivo”. O material educativo, de autoria do Tribunal Superior do Trabalho, aborda, em linguagem simples, os diferentes tipos de assédio moral e retrata as situações mais comuns na rotina de trabalho. A cartilha busca conscientizar o leitor com exemplos práticos, detalhando causas e consequências. Acesse a cartilha aqui.