• Selo 100% PJe
  • Selo Abril Verde
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker

Abril Verde: TRT/CE se engaja em campanha que busca garantir a segurança do trabalhador

A sede do TRT/CE ilumina-se de verde anualmente em memória às vítimas de acidente de trabalho
A sede do TRT/CE ilumina-se de verde anualmente em memória às vítimas de acidente de trabalho

“Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais” foi o tema acolhido e aprovado pela presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Cristina Peduzzi, para pautar o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho no biênio 2020/2022. A iniciativa contempla ações desenvolvidas pelo programa para o Abril Verde, campanha que anualmente promove a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.

Des. Francisco José é gestor regional do Programa Trabalho Seguro
Des. Francisco José é gestor regional do Programa Trabalho Seguro

No Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE), o desembargador Francisco José Gomes da Silva, gestor regional do Programa Trabalho Seguro (PTS), articula ações junto aos principais clubes de futebol de Fortaleza (Fortaleza, Ceará e Ferroviário) e à Federação Cearense de Futebol (FCF) para conscientizar empregadores e trabalhadores sobre da necessidade de evitar acidentes de trabalho. O juiz do trabalho Carlos Rebonatto, também gestor regional do Programa Trabalho Seguro, participa das ações.

“Comemoramos neste mês o Dia Mundial contra Acidentes de Trabalho e o Abril Verde, formas de conscientização contra acidentes de trabalho. Entrei em contato com os principais times do estado com a Federação Cearense de Futebol. A ideia é que essas instituições divulguem o seu engajamento contra riscos de acidentes de trabalho”, afirma o desembargador Francisco José Gomes da Silva.

Abril Verde

O objetivo da mobilização é chamar a atenção para a importância de prevenir os acidentes de trabalho, que no Brasil são registrados a cada 49 segundos, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho.

Este ano, diante da pandemia do Coronavírus enfrentada em todo o mundo, algumas ações da Justiça do Trabalho visam agradecer aos profissionais que seguem trabalhando presencialmente para evitar que acidentes de trabalho, contaminações em massa e outras tragédias aconteçam.

O Ceará e o Ferroviário apoiaram com publicações temáticas nas redes sociais; além disso, o Fortaleza e a FCF iluminaram de verde a fachada de suas sedes
O Ceará e o Ferroviário apoiaram com publicações temáticas nas redes sociais; além disso, o Fortaleza e a FCF iluminaram de verde a fachada de suas sedes

Por que o mês de abril?

O mês de abril é marcado, em vários países, como uma época de atenção para os trabalhadores que sofrem acidentes durante suas atividades laborais todos os dias. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Live

O Programa Trabalho Seguro vai promover, nesta terça-feira (28/4), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, uma live com o tema “O dia mundial em memória das vítimas de acidade do trabalho: singularidades do momento atual”.

A transmissão ao vivo será realizada às 16h, no canal oficial do TST no YouTube e terá a participação da coordenadora do programa, ministra Delaíde Miranda, e do gestor nacional representante da região sudeste, desembargador Sebastião de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG).

Com informações da Comunicação Social do CSJT

b_0_200_16777215_0_0_images_comunicacao_imagens_site_2020_04_abril_2020_abril_verde_2020_live.jpeg