logotipo responsivo da Justiça do Trabalho
  • Selo 100% PJe
  • Selo Prata CNJ
  • Selo Prata CNJ Ano 2022
  • Selo Prata CNJ Ano 2023
  • Instagram
  • SoundCloud
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter
  • Flicker
Política de Cookies

O Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TRT7.

Programa Trabalho Seguro no Ceará busca parcerias para fortalecer combate a acidentes de trabalho

Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) reuniram-se, durante o mês de agosto, com diretores do Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará (Sinduscon) e gestores da Prefeitura Municipal de Fortaleza com o objetivo de firmar parcerias e desenvolver soluções para reduzir os números de acidentes de trabalho no Ceará.

Como resultado das reuniões com a direção do Sinduscon, foram definidos encontros periódicos para discutir a segurança dos trabalhadores nos canteiros de obras. O primeiro, aconteceu no dia 25 de agosto. O Seminário Trabalho Seguro e Saudável na Indústria da Construção Civil reuniu empresários do ramo, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e trabalhadores na Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

Um dos gestores regionais do PTS, desembargador Francisco José Gomes da Silva, manifestou preocupação com o setor. “A construção civil ainda é um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho”, afirmou. Durante o ano de 2013, 61.800 trabalhadores sofreram algum tipo de acidente nos canteiros de obras, segundo o último levantamento da Previdência Social.

A gestão do PTS no Ceará também se reuniu com a direção do Instituto Municipal de Pesquisa Administração e Recursos Humanos (Imparh). Na pauta do encontro, a inclusão de cursos sobre prevenção de acidentes de trabalho na grade permanente do Imparh. Também foi acertada a produção videoaulas para serem exibidas em empresas e canteiros de obras. Essas iniciativas foram fruto de reuniões entre o desembargador Francisco José Gomes e o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Programa Trabalho Seguro
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, conhecido como Trabalho Seguro, é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. O Programa tem por objetivo a realização de medidas direcionadas à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.